Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Computador quântico da Honeywell pode ser uma ameaça à rede Bitcoin?

22/06/2020 - 12:05
Um computador quântico consegue solucionar cálculos computacionais impossíveis de serem solucionados por computadores comuns; será que o novo computador da Honeywell pode solucionar a criptografia da rede Bitcoin? (Imagem: Honeywell)

Honeywell, empresa americana de tecnologia, anunciou que seu mais novo computador atingiu um volume quântico de 64, métrica usada para expressar a eficácia de um dado computador quântico.

Esse volume é duas vezes mais potente do que o de computadores quânticos das rivais IBM e Google. Raleigh, computador quântico mais recente da IBM, possui um volume quântico de apenas 32

De acordo com o site de notícias Decrypt, a empresa afirma estar “mais próxima de indústrias que alavancam suas soluções para solucionar problemas computacionais que são impossíveis de serem solucionados por computadores tradicionais”, afirmou Honeywell.

Existe uma câmara a altíssimo vácuo, do tamanho de uma bola de basquete, dentro do computador quântico da Honeywell:

“Dentro da câmara, campos elétricos levitam átomos individuais a 0,1 mm acima de uma ‘ion trap’ [combinação de campos elétricos ou magnéticos usados para capturar partículas carregadas, ou ions, em um sistema isolado a partir de um sistema externo], um chip de silicone coberto em ouro do tamanho de uma moeda. Cientistas usam lasers nesses átomos para realizar operações quânticas.”

Segundo a Forbes, Honeywell deseja realizar empréstimos comerciais de seus computadores quânticos a outras empresas, de cerca de US$ 10 mil por hora. Um possível parceiro seria o banco JPMorgan Chase.

É possível que a tecnologia seja usada para realizar cálculos, como a criação de modelos para detectar fraudes.

Essa nova tecnologia seria prejudicial ao bitcoin, pois seriam necessários 2,5 mil bit quânticos (“qubits”) para quebrar a criptografia do Bitcoin e, assim, um computador quântico conseguiria obter controle do blockchain.

André Franco: o que é bitcoin?

Pesquisas indicam que levaria dez anos para que um computador quântico se tornasse uma dor de cabeça para a indústria cripto, enquanto outras afirmam que um computador poderia ser poderoso o suficiente para prejudicar o bitcoin até 2022.

Será que essa previsão precisará ser reformulada após esse lançamento da Honeywell?

Fabrício Alexandre: não entende o que é bitcoin e blockchain?
Conheça a analogia das caixas de vidro

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 22/06/2020 - 12:06