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Confira 10 dicas para se proteger de golpes e fraudes financeiros

28 maio 2022, 10:00 - atualizado em 27 maio 2022, 14:22
golpes
Esse novo público, pouco familiarizado com o novo sistema bancário digital, são as vítimas mais comuns de fraudes e golpes digitais (Imagem: Freepik)

Segundo a última pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o número de golpes contra clientes de bancos aumentou em 165% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior.

No Brasil, o celular já é a principal ferramenta para realizar transações bancárias. Depois da aceleração da digitalização, impulsionada pela pandemia, os aplicativos para telefone móvel foram usados em 51% das transações em 2020, conforme o estudo. Em 2016, esse percentual era de 28%.

Esse novo público, pouco familiarizado com o novo modelo de sistema bancário digital, são as vítimas mais comuns de fraudes e golpes digitais.

Confira algumas medidas para se proteger de golpes:

  • Cuidado com senhas

Não compartilhar senhas com amigos e familiares, nem enviar por mensagens, e-mails ou SMS. Não criar senhas a partir de dados pessoais, números repetidos ou sequenciais; nem escrever as senhas em papel, celular ou computador.

  • Cuidados com o cartão

Não deixar o cartão na mão de terceiros.

  • Confira compras realizadas no cartão

Ao realizar uma compra na maquininha, verificar o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Confira também o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança das pessoas ao redor.

  • Duplo fator de autenticação

Sempre ativar a função de segurança “duplo fator de autenticação” em contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, etc.

  • Atenção com ligações

Ao receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligar a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.

  • Links desconhecidos

Sempre conferir a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clicar em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.

  • Compras online

Dar preferência a sites conhecidos para realizar compras online e conferir sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.

  • Operações bancárias

Sempre conferir o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.

  • Caixa eletrônico

Nunca enviar fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado.

  • Cuidado com redes sociais

Apenas um post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.

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Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
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