Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Confira cinco maneiras de lidar com os altos e baixos do mercado cripto

14/06/2020 - 11:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Não tenha medo do mercado cripto: é preciso estudar e se manter atualizado para não perder seus investimentos (Imagem: Pixabay/@nick604)

Apesar de o mercado cripto ser uma constante montanha-russa, existem formas de você se proteger de sua imprevisibilidade. Confira algumas dicas de como você pode gerenciar os altos e baixos sem problemas.

1. Mantenha-se atualizado

Muitas vezes, os aspectos fundamentais são subestimados. Manter-se informado é a forma mais fácil de navegar pelas águas turbulentas da negociação de criptoativos.

É claro, pode ser difícil ficar sabendo de tudo o que acontece com diferentes criptomoedas; é por isso que serviços agregadores e fóruns são seus melhores amigos.

Organize seu consumo de conteúdo on-line para que sempre te mostre os desenvolvimentos recentes no setor. Faça isso regularmente para que você não passe do ponto de um “alto” ou “baixo” importante no mercado.

2. Invista a longo prazo e compre quando o preço cair

A volatilidade dos criptoativos não é necessariamente algo ruim. Em primeiro lugar, as quedas são uma oportunidade de aumentar suas riquezas.

Drásticas quedas de preço podem ser assustadores, mas não entre em pânico toda vez em que o valor do bitcoin cair algumas centenas de dólares (Imagem: Freepik/macrovector)

Comprar quando o preço cair é uma filosofia com as quais negociadores institucionais estão bem familiares e se aplica aos criptoativos. Todos adoram um desconto e é exatamente por isso que você deve observar uma queda no preço de um ativo no qual você investiu.

Ao mesmo tempo, toda a volatilidade onipresente nessa indústria é um sinal de que você deve entrar para o jogo a longo prazo.

Drásticas quedas de preço podem ser assustadores, mas não entre em pânico toda vez em que o valor do bitcoin cair algumas centenas de dólares. Quedas súbitas (ou “flash crashes”) são algo comum na negociação de criptoativos e aqueles que mantêm a calma terão altos ganhos.

3. Diversifique seu portfólio

Sem dúvidas, agora o bitcoin é um investimento atrativo. Vale muito dinheiro e permanece assim apesar das quedas. Grande parte dos outros criptoativos não está no mesmo universo que o bitcoin quando se fala de preço, então grande parte dos negociadores focam seus investimentos em bitcoin.

Apesar de essa abordagem resultar em lucros a curto prazo, também é uma forma de perder dinheiro. Você não quer ser pego de surpresa quando o preço cair.

Minimize o risco tomado ao dividir seu investimento em algumas altcoins (criptos alternativos ao bitcoin) diferentes. O bitcoin pode continuar sendo seu ganha-pão, mas é bom diversificar seu portfólio com alguns outros criptoativos.

bitcoin ethereum ripple litecoin altcoin
Invista em bitcoin, mas também em ether, XRP, litecoin, tokens de corretoras… Quanto mais você diversificar seu portfólio, melhor (Imagem: Pixabay/vjkombajn)

4. Explore os derivativos

Algo bem empolgante para negociadores institucionais, vimos o surgimento do mercado de derivativos de cripto. Serviços como a BitMEX foram pioneiras desse fenômeno. Agora, futuros de bitcoin estão negociando na CME e na CBOE, o que dá mais legitimidade ao setor cripto.

Nos mercados financeiros, derivativos como futuros e opções são uma forma de investidores se protegerem da volatilidade de ativos.

A capacidade de investir em derivativos de cripto é uma forma não apenas de ganhar dinheiro, mas também de minimizar alguns dos riscos envolvidos no investimento.

Um mercado robusto de derivativos resultará em preços mais estáveis ao longo do tempo, fazendo com que criptoativos se tornem mais confiáveis.

5. Alavancar sinais de negociação

Todos amam uma boa fonte de sinais de negociação. Apesar de parecer impossível entender o comportamento dos criptoativos, existem serviços que investidores institucionais podem utilizar para obter sinais.

Signals, por exemplo, permite a qualquer um criar um modelo de negociação algorítmico, mesmo que você não saiba absolutamente nada sobre programação de software. Usuários escolhem inúmeros indicadores importantes, desde indicadores técnicos a análise de sentimento.

Signals permite que você treine seu modelo com base em dados históricos para que você descubra os melhores métodos para sua estratégia. Fique de olho nesse tipo de serviço para obter vantagem na competição.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 11/09/2020 - 9:14