Empresas

Construtora Rossi (RSID3) pretende abrir ação contra membros da família fundadora da companhia

12 fev 2025, 12:25 - atualizado em 12 fev 2025, 12:25
Rossi Construtora
(Imagem: Rossi Construtora/Facebook)

A construtora Rossi (RSID3) anunciou na noite de terça-feira que seu conselho de administração aprovou convocação de assembleia extraordinária de acionistas para votar proposta de abertura de processo de responsabilidade civil contra integrantes da família fundadora da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa, em recuperação judicial, afirma que houve “uma série de irregularidades, identificadas em investigação interna realizada após a alteração promovida na diretoria da companhia, em outubro de 2024, perpetradas por Fernando Miziara de Mattos Cunha, João Paulo Franco Rossi Cuppoloni e Renata Rossi Cuppoloni Rodrigues que resultaram em prejuízo à companhia”, segundo fato relevante ao mercado.

  • VEJA MAIS: BTG Pactual projeta um crescimento de 106% no lucro líquido de incorporadora; saiba qual 

A Rossi afirmou que as investigações continuam com apoio de empresa especializada, “mas em decorrência da relevância e robustez dos fatos e evidências já identificados e dos prazos prescricionais existentes na Lei das S.A., a administração recomendou pela convocação da assembleia”.

A companhia não deu detalhes no fato relevante da véspera sobre as supostas irregularidades, mas, em comunicado à imprensa nesta quarta-feira, citou 12 “principais” questões incluindo transferência de ativos “sem evidência de pagamento”, “indícios de simulação de contratos” no valor de R$4 milhões, contratos “irregulares” com partes relacionadas e ocultação de informações.

Segundo a Rossi, a apuração envolve eventos ocorridos entre 2016 e 2024. As informações constam em proposta detalhada da administração para a convocação da assembleia de acionistas com cerca de 380 páginas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rossi afirmou ainda no comunicado à imprensa que pretende buscar anulação das aprovações de contas da empresa dos anos de 2022 e 2023, “bem como tomar todas as medidas necessárias e convenientes para a preservação dos interesses da companhia e do conjunto de seus acionistas e ‘stakeholders’, incluindo a formalização de denúncia aos órgãos reguladores do mercado e ajuizamento de medida criminal em face dos seus ex-executivos”.

Em comunicado à imprensa citando os irmãos Rossi, o ex-presidente da Rossi Mattos Cunha afirmou que a ação de responsabilidade proposta pelos atuais gestores da construtora “não é resultado de auditoria independente, ou seja, não existe investigação formal”.

Segundo Cunha, a proposta da atual gestão da Rossi “ocorre depois de sucessivas derrotas sofridas na Justiça, nos processos de arbitragem e na CVM, envolvendo disputa societária”. Ele citou que os conselheiros que lideram a proposta foram indicados pelo investidor Silvio Tini, que teve direitos políticos na Rossi suspensos em meados de dezembro após decisão da Câmara de Arbitragem do Mercado.

“Miziara e os irmãos Rossi reiteram o compromisso com as melhores práticas de governança corporativa e jamais cometeram qualquer irregularidade”, afirmou Cunha no comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar