Setor Elétrico

Consumo de energia elétrica no Brasil mantém recuperação em outubro, diz CCEE

10 nov 2020, 11:27 - atualizado em 10 nov 2020, 11:27
Energia elétrica, transmissão, torre de transmissão
Em uma análise regional, a CCEE destacou positivamente o desempenho do uso de energia em Mato Grosso (+14%), Tocantins (+12%) e Rondônia (+10%) em outubro (Imagem: REUTERS/ Carlos Barria)

O consumo de eletricidade no Brasil continuou a apresentar “recuperação sólida” em outubro, crescendo 1,4% frente ao mesmo mês do ano passado, apontou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta terça-feira.

“Embora com menor intensidade do que em meses anteriores”, o desempenho do consumo de energia continua mostrando retomada após duros impactos associados à pandemia de coronavírus, acrescentou a CCEE.

A alta no consumo foi maior no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes empresas como indústrias podem negociar contratos de energia e preços diretamente com geradores e comercializadoras.

Enquanto o consumo cresceu 7% no ambiente livre, no mercado regulado, atendido pelas distribuidoras, houve recuo de 1% na comparação ano a ano, apontou a CCEE, com base em dados preliminares.

Em uma análise regional, a CCEE destacou positivamente o desempenho do uso de energia em Mato Grosso (+14%), Tocantins (+12%) e Rondônia (+10%) em outubro.

Na outra ponta do ranking, tiveram as maiores reduções de consumo o Rio Grande do Sul (-10%), Rio de Janeiro (-1%) e Distrito Federal (-1%).

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.