Economia

Consumo de miojo cresce em meio aos impactos da inflação no Brasil

28 jul 2022, 9:19 - atualizado em 28 jul 2022, 9:19
Consumo EUA
Consumo de macarrão instantâneo tem alta em meio ao atual cenário econômico (Imagem: REUTERS/Eduardo Munoz)

O consumo do macarrão instantâneo — miojo — está ganhando espaço nas compras. Com o cenário econômico pesando no bolso, o brasileiro busca alternativas de alimentos que caibam no orçamento.

Segundo dados de consumo da Kantar, em 12 meses acumulados até abril, as vendas de macarrão instantâneo cresceram 1%, enquanto outros tipos de macarrão tiveram queda no mesmo período. A maior queda foi do tradicional espaguete, que recuou 0,5%.

O miojo ganhou 2,1 pontos percentuais de lares, para 91% das casas brasileiras, enquanto a massa tradicional seca se mantém praticamente estável, recuando 0,1 ponto percentual de penetração, comprada em 83% dos lares.

A marca de macarrão instantâneo Nissin foi listada pelo Brand Footprint 2022, estudo também da Kantar, como uma das 10 marcas mais consumidas pelos brasileiros em 2021.

Miojo está mais caro, aponta IBGE

Mas o miojo pode sair mais caro que outras massas. É o que mostra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados apontam que na variação anual até abril (mesmo período da pesquisa da Kantar), o preço do miojo teve um aumento de 18,88%, enquanto o macarrão teve de 15,46%.

Se for considerar a inflação acumulada até o mês de junho, a alta do miojo e do macarrão foram de 25,12% e 20,04%, respectivamente. Só no mês passado, a alta nos preços do miojo foi de 4,99%, e a do macarrão de 1,94%.

Apesar disso, nos supermercados, o valor do miojo costuma estar abaixo do valor do macarrão e o estudo da Kantar destaca que a escolha pelo macarrão instantâneo nas famílias deve continuar sendo influenciada por este fator, bem como pela praticidade do alimento.

No Pão de Açúcar, o miojo Nissin de galinha caipirinha sai a R$ 2,15, enquanto o espaguete Adria sai a R$ 3,85. No Atacadão, o mesmo miojo sai a R$ 1,95, enquanto o mesmo espaguete sai a R$ 3,29.

A Nissin lançou recentemente o UFO, novo produto de macarrão instantâneo da marca, que já vem em recipiente. Para consumi-lo, é preciso apenas incluir água e levar ao micro-ondas.

A praticidade de consumo deste tipo de alimento desobriga a necessidade de usar o fogão (e gás de cozinha, cujo preço do botijão de 13 quilos está, em média, R$ 111,80) no preparo.

O impacto da inflação e renda informal

Muito além das massas, o estudo Consumer Insights 2022 da Kantar aponta aumento de 14% em alimentos, bebidas, limpeza e higiene.

O estudo destaca que, com a inflação acumulada em 17% nos últimos 27 meses e a renda informal crescendo 103% (média mensal de R$ 327 em 2020 para R$ 662 em 2021), manter o patamar de consumo está cada vez mais desafiador.

O valor desembolsado com uma cesta de 120 categorias compostas por alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza cresceu 13%.Porém, o volume levado para casa diminuiu 5%.

Isso porque o preço médio dos produtos aumentou 14%, mais do que o crescimento em faturamento do mercado.

Vale destacar que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em junho de 2022, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas deveria equivaler a R$ 6.527,67 – 5,39 vezes o mínimo de R$ 1.212.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.