Internacional

Contração da Zona do Euro no 1º trimestre é mais fraca do que o esperado

08 jun 2021, 7:47 - atualizado em 08 jun 2021, 7:47
Zona do Euro Alimentos Consumo
A agência informou que o aumento dos estoques contribuiu postivamente com 0,7 ponto percentual para o dado trimestral, e o investimento e o comércio acrescentaram 0,1 ponto cada (Imagem: Reuters/Eric Gaillard)

A economia da zona do euro contraiu bem menos do que o esperado no primeiro trimestre do ano, mostraram dados revisados da agência de estatísticas da UE, com o aumento dos estoques e investimentos compensados pelos gastos reduzidos do consumidor.

A Eurostat informou que o Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro contraiu 0,3% sobre o trimestre anterior e 1,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. As estimativas divulgadas há três semanas eram de recuos respectivamrente de 0,6% e 1,8%.

A agência informou que o aumento dos estoques contribuiu postivamente com 0,7 ponto percentual para o dado trimestral, e o investimento e o comércio acrescentaram 0,1 ponto cada.

A queda do consumo das famílias devido aos lockdowns por conta da pandemia subtraiu 1,2 ponto percentual, enquanto os gastos do governo foram neutros.

A contração de 0,3% do PIB acontece após queda trimestral de 0,6% nos três meses anteriores, o que significa que a economia da zona do euro caiu em sua segunda recessão técnica desde o início da pandemia de Covid-19.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar