Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Contran acata decisão do TRF-1 e suspende placa padrão Mercosul

24/10/2018 - 19:01

Automóveis

O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, anunciou nesta quarta-feira a suspensão das novas placas de automóveis no padrão Mercosul, acatando liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O Contran informou, no entanto, que já há recurso contra a decisão, protocolado pela Advocacia Geral da União.

Na liminar do último dia 10, a desembargadora Daniele Maranhão da Costa afirma que o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, não poderia tirar dos Detrans estaduais a responsabilidade por escolher quais empresas estão habilitadas a produzir as novas placas, ainda que haja interesse em reduzir as fraudes ou clonagens.

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

O Contran informou que aguarda no mérito ou instância superior uma possível mudança no parecer final. Mesmo cumprindo a decisão, o órgão diz que a suspensão pode gerar grandes prejuízos técnicos e econômicos no país e alega que a medida impossibilita novos emplacamentos e transferências de veículos no estado do Rio de Janeiro.

O Conselho Nacional de Trânsito informa, ainda, que a determinação traz reflexos para as empresas fabricantes de placas que investiram na modernização e segurança para a adoção do novo modelo. O Rio de Janeiro começou há mais de um mês, a instalar as novas placas no padrão Mercosul. Até o dia 1º de dezembro, os demais estados deveriam também se enquadrar.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Automóveis, Denatran, Detran, Transportes

Última atualização por Diana Cheng - 24/10/2018 - 18:51