BusinessTimes

Copa do Mundo: Quem são os patrocinadores que geram bilhões para a Fifa?

23 nov 2022, 11:41 - atualizado em 23 nov 2022, 11:41
Copa do Mundo patrocinadores
Veja quem são os patrocinadores da Copa do Mundo 2022 (Imagem: Reuters/Charles Platiau)

A Copa do Mundo 2022 teve seu início no último domingo (20), no Catar, e até o dia 18 de dezembro, 32 seleções disputam o campeonato mundial. Para a realização do evento, a Fifa conta com 25 apoiadores, divididos entre os parceiros da Federação, patrocinadores da Copa e apoiadores regionais.

Segundo o Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, a estimativa é de que, apenas com acordos publicitários, a Fifa tenha recebido cerca de US$ 1,7 bilhão com a Copa do Mundo.

O levantamento aponta ainda que a competição deste ano deve render o montante de US$ 6,2 bilhões. O valor contabiliza os US$ 1,7 bi de patrocínios e ainda US$ 3,1 bi de receita com direitos de transmissão e US$ 1,4 bi com a venda de ingressos, camarotes e venda de produtos.

Patrocinadores da Copa do Mundo

Conforme divulgado no site oficial da Confederação, há os Fifa Partners (Parceiros Fifa), Fifa World Cup Sponsors (Patrocinadores da Copa do Mundo Fifa) e Regional Supporters (apoiadores regionais).

Confira quem são as marcas patrocinadoras em cada uma dessas categorias:

Fifa Partners

Esta é a cota de patrocínio mais seleta, que garante presença da marca não só na Copa do Mundo, mas em demais eventos da Confederação.

Fifa World Cup Sponsors

  • Budweiser
  • Byju
  • Cypto.com
  • Hisense
  • McDonald’s
  • Mengniu
  • Vivo (empresa chinesa de tecnologia e celulares, e não a telecom brasileira Vivo)

Regional Supporters

Esta categoria de patrocínio se divide entre as partes do mundo, para ativações segmentadas sobre a Copa do Mundo.

Na América Latina:

Europa:

  • Algorand

América do Norte e Central:

  • Look Company
  • Algorand (a plataforma adquiriu cotas nas duas regiões)
  • Frito-Lay

África e Oriente Médio:

  • GWC
  • Ooredoo
  • QNB

Ásia-Pacífico:

  • BOSS Zhipin

Patrocinadores da Seleção Brasileira

Para a edição deste ano do mundial de clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mais que dobrou o número de patrocinadores da seleção brasileira, em comparativo com 2018, ano em que teve 9 patrocínios.

Em agosto, foi anunciada a renovação do patrocínio com um dos mais antigos patrocinadores: o Itaú. Segundo divulgado pelo Estadão, durante os próximos quatro anos, a CBF vai receber mais de R$ 300 milhões apenas do banco.

Veja a lista de patrocinadores da seleção na Copa do Mundo:

  • Nike: desde 1995
  • Guaraná Antarctica: desde 2001
  • Vivo: desde 2005
  • Itaú: desde 2008
  • Mastercard:  desde 2012
  • Gol: desde 2013
  • Cimed: desde 2016
  • Três corações: desde 2017
  • Technogym: desde 2018
  • STATSports: desde 2018
  • Fiat: desde 2019
  • Semp TCL: desde 2019
  • Pague Menos: desde 2020
  • Bitci: desde 2021
  • Free Fire: desde 2021
  • Kwai: desde 2021
  • Kin Analytics: desde 2021
  • GLOBUS: desde 2021
  • Kavak: desde 2022
  • Zé Delivery: desde 2022
  • Rappi: desde 2022

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.