ImóvelTimes

Copa do Mundo: Três empresas listadas na B3 que vão vender menos em dias de jogo

18 nov 2022, 9:45 - atualizado em 17 nov 2022, 9:35
Copa do Mundo
Copa do Mundo afetará construtoras, que se prepararam para lançar e vender menos no quarto trimestre (Imagem: Reprodução Facebook/CBF)

A Copa do Mundo se aproxima e parte das empresas listadas na bolsa brasileira espera vender mais durante a realização do maior evento de futebol do mundo. Porém, não é a realidade de todos os setores.

Várias empresas da B3 terão suas atividades pausadas enquanto a seleção brasileira entra em campo no Catar. Entre elas, as construtoras.

Com isso, Cury (CURY3), Direcional (DIRR3) e MRV (MRVE3) se prepararam para lançar e vender menos no último trimestre de 2022, à espera dos impactos do torneio de futebol.

Direcional espera trimestre desafiador

O diretor de relações com investidores da Direcional Engenharia, Paulo Sousa, comenta que, normalmente, o quarto trimestre é o mais forte do ano com trabalhadores recebendo décimo terceiro salário e com a Black Friday. Porém, a realização da Copa do Mundo no fim do ano é “algo novo”.

Tradicionalmente o torneio acontece durante o verão (no hemisfério norte). Neste ano, porém, o torneio começa em novembro devido às altas temperaturas no deserto das arábias nos meses de junho e julho.

“Dificilmente, isso não impactará as vendas. Mas estamos trabalhando para ter o menor impacto possível. É um trimestre mais desafiador com eleição e Copa”, avalia.

Ele pondera que as vendas de apartamentos são maiores no fim de semana. Portanto, com os jogos do Brasil na primeira fase, a de grupos, sendo em dias úteis, o impacto pode ser menor.

Na fase de grupos, os jogos da seleção brasileira serão nos dias 24 (quinta-feira), contra a Sérvia, às 16h (de Brasília); 28 (segunda), contra a Suíça, às 13h. O terceiro e último jogo dessa fase será em 2 de dezembro (sexta-feira), contra Camarões, novamente às 16h.

Cury planejou ano pensando na Copa do Mundo

“Nos preparamos para isso”, comenta o diretor de relações com investidores da Cury, Ronaldo Cury. Segundo o executivo, a empresa montou um planejamento “diferente” para 2022, no qual a estratégia adotada foi dar fôlego aos três primeiros trimestres do ano para deixar o quarto “menos pressionado”.

“Nos organizamos para fazer três trimestres muito fortes e deixar o quarto mais folgado, já pensando nas eleições e na Copa do Mundo“, diz Cury, prevendo que as vendas serão perto de zero ou zero em dias de jogos da seleção brasileira. “Mas o trimestre virá parecido com os anteriores. Será bom”, reforça.

MRV está otimista

O CEO da MRV&Co, Eduardo Fischer, ressalta que o último trimestre é tradicionalmente mais positivo também para a empresa, mesmo com dezembro tendo menos dias úteis.

“Este ano, mesmo com a Copa, devemos lançar mais e, consequentemente, aumentar as vendas. Estamos otimistas”, pondera, mesmo com a expectativa de queda no movimento em stands de lançamento em dias de jogos do Brasil.

Sem golaços

Analistas do Banco Safra avaliam que a maioria das empresas continuou reportando índices de velocidade de vendas (VSO) abaixo do histórico no terceiro trimestre, o que provavelmente irá se traduzir em lançamentos reduzidos daqui para frente.

“Principalmente, levando em consideração as incertezas trazidas pelo novo governo e pela Copa do Mundo. Temos uma perspectiva mais pessimista para o segmento de média e alta renda”, disse o banco em relatório.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.