AgroTimes

Copo cheio ou muito cheio? Chuvas aumentaram o peso da laranja, mas também derrubaram bastante

14 fev 2023, 14:45 - atualizado em 14 fev 2023, 14:45
Laranja
Colheita da laranja já está a campo com chuvas dividindo expectativas (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O que vai acabar prevalecendo na safra atual de laranja, influindo nos resultados gerais, frutos maiores ou quedas de frutos?

A Fundecitrus ainda vê as chuvas favorecendo o aumento de tamanho de cada laranja. Nem todos nesse mercado entendem assim.

A entidade que organiza os dados do setor elevou novamente sua projeção, sobre janeiro, o que já acrescenta 53,26 milhões de caixas a mais na comparação com o ciclo 21/22.

Agentes como o produtor e consultor experimentado, Maurício Mendes, acredita em número menor, mantendo o que diz estar vendo e ouvindo, apesar de ver uma safra muito boa frente às duas últimas sofridas pela seca.

O excesso de precipitações desde novembro derrubou muitos frutos, o que acabará por anular parte do crescimento maior de cada unidade também proporcionado pela farta umidade, pensa ele.

A Fundecitrus também relata a presença do fenômeno, mesmo assim manteve uma perspectiva de alta para 316,23 milhões de caixas (0,7% sobre estimativa de dezembro) entre o grosso paulista e a parte mineira, que somam o Cinturão da Citricultura.

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.