BusinessTimes

Coronavírus: veja as últimas medidas adotadas pelas empresas brasileiras

02 abr 2020, 20:31 - atualizado em 02 abr 2020, 20:45
Rio de Janeiro - Coronavírus
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que os casos confirmados de coronavírus no país aumentaram para 7.910 com 299 mortes (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Rodada de leilão de petróleo foi suspensa e sindicato diz que Embraer  (EMBR3) propôs layoff, em meio a novo pacote de medidas para ajudar empresas e instituições financeiras em meio aos efeitos pandemia de Covid-19.

Conforme anunciado pelo governo, companhias poderão reduzir salários em até 70% por três meses e suspender contratos de trabalho por dois meses.

Pagamento de PIS/Pasep, Cofins e patronal para a Previdência Social foi adiado por dois meses.

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que os casos confirmados de coronavírus no país aumentaram para 7.910 com 299 mortes.

Confira um resumo das últimas medidas adotadas pelas empresas brasileiras devido aos impactos do coronavírus:

2 de abril: Leilão de petróleo suspenso; bancos

IOF será desonerado em operações de crédito por 90 dias e BC poderá conceder empréstimos à instituições financeiras mediante a emissão de Letra Financeira Garantida. Banco do Brasil cancelou AGO.

Diretoria da Agência Nacional de Petróleo aprovou a suspensão temporária da 17ª Rodada de licitações de petróleo e gás natural, no regime de concessão, prevista para este ano.

Embraer, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, propôs layoff e redução de jornada e salário aos trabalhadores (Imagem: Divulgação/Embraer)

Refinarias da Petrobras (PETR4) reduziram capacidade em fevereiro em meio ao impacto na demanda por combustível e queda é esperada também em março e abril.

Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) têm plantas no Uruguai afetadas por greve, segundo pessoa com conhecimento do assunto. Os trabalhadores reivindicam condições mais seguras de trabalho em meio ao avanço do coronavírus.

Embraer, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, propôs layoff e redução de jornada e salário aos trabalhadores.

Empresa diz que está analisando a situação junto com os governos e sindicatos locais, para tomar a decisão mais adequada para proteger os colaboradores do contágio pelo coronavírus e, ao mesmo tempo, manter operações críticas.

Localiza (RENT3) adiou pagamento de juros sobre capital próprio, após suas concorrentes Unidas (LCAM3) e Movida (MOVI3) fazerem o mesmo.

Madero demitiu mais de 600 funcionários, em sua maioria contratados para trabalhar em novas unidades da rede, diz o Estado. Presidente da cooperativa de café Minasul, José Marcos Magalhães, diz que exportações estão indo bem, incluindo para países com muitos casos de coronavírus, como a Itália.

Even juntou-se às também incorporadoras MRV (MRVE3), EZTec (EZTC3), Gafisa (GFSA3) e CCP (CCPR3), e aprovou recompra de ações, de até 2% do total de seus papéis em circulação no mercado. Caixa prepara pacote com nova linha de financiamento para o setor, diz o Valor.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.