CryptoTimes

Corretora Binance lança negociação de ações tokenizadas, começando por Tesla

12 abr 2021, 8:46 - atualizado em 14 abr 2021, 10:36
Ações tokenizadas facilitam o acesso a ações tradicionais de grandes empresas, que custam centenas de dólares; é possível comprar 1/100 dessas ações graças aos tokens acionários (Imagem: Twitter/Binance)

A corretora de criptomoedas Binance entrou para o setor de negociação de ações tokenizadas, seguindo o exemplo de FTX e Bittrex Global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De início, Binance listou tokens Tesla (TSLA), ou seja, agora usuários da corretora podem comprar tokens Tesla que representam suas ações.

Um token de ações da Tesla representa uma ação da empresa. Porém, usuários podem comprar frações do token, pois o tamanho mínimo de negociação é de 1/100 do token.

A fracionalização de tokens acionários os torna mais acessíveis. Uma ação da Tesla, por exemplo, está precificada em US$ 700, o que é bem caro.

“Tokens acionários demonstram como podemos democratizar o valor de forma mais ininterrupta, reduzir bloqueios e custos à acessibilidade, sem comprometer compliance ou segurança”, afirmou Changpeng Zhao (ou CZ), CEO da Binance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CZ havia sugerido o lançamento de um serviço de negociação de ações tokenizadas este ano. Na época, ele contou ao The Block: “sem dúvidas, estamos analisando [a possibilidade]”.

“Tentamos copiar a inovação quando a inovação é boa”, disse CZ na época, se referindo ao serviço parecido da FTX.

Assim como FTX e Bittrex Global, a Binance também firmou parceria com a empresa alemã de serviços financeiros CM-Equity AG e a empresa suíça de tokenização Digital Assets AG para o serviço.

“Sem comissão”

“Tentamos copiar a inovação quando a inovação é boa”, afirmou o CEO da corretora (Imagem: Binance/Blog)

Binance não está cobrando nenhuma comissão para a negociação de tokens acionários. Ainda não se sabe qual será o modelo de negócio da corretora para esse serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O serviço da Binance segue horários tradicionais de mercado. O token acionário da Tesla, por exemplo, irá seguir as horas de mercado da Nasdaq, segundo um porta-voz da Binance. FTX e Bittrex Global, por sua vez, oferecem negociação de ações tokenizadas em tempo integral.

Quando perguntado por que seguir os horários tradicionais de mercado, o porta-voz da Binance afirmou: “tokens de ações são completamente lastreados e as negociações são realizadas em tempo real.

Além disso, a negociação de tokens acionários segue os horários de negociação tradicionais das ações implícitas”.

“Cada token é completamente lastreado em um portfólio depositário dos valores mobiliários implícitos que representam os tokens”, afirmou o porta-voz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nossa parceira CM-Equity AG, uma gestora de ativos licenciada e completamente regulamentada na Alemanha, encarrega as ações adquiridas a uma empresa de corretagem externa para realizar a custódia.

Além disso, CM-Equity AG irá monitorar toda a atividade de negociação para fins de compliance.”

Os tokens acionários da Binance estão precificados em Binance USD (BUSD), ou seja, usuários podem comprar e resgatar esses tokens por meio da stablecoin da corretora, emitida pela Paxos.

Os tokens acionários da FTX, por outro lado, estão cotados em “stablecoin dolarizada”; usuários podem comprar e resgatar tokens com inúmeras opções, incluindo o dólar americano, bem como as stablecoins U.S. Dollar Coin (USDC), BUSD, HUSD e Pax Standard (PAX).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante mencionar que tokens acionários não são ações, mas só fornecem exposição às ações implícitas e a possíveis ações corporativas, incluindo dividendos e desdobramentos de ações.

Binance afirmou que irá listar mais tokens acionários no futuro com base na demanda de mercado.

Para começar com o serviço de tokens acionários, usuários da Binance terão de passar por medidas de identificação de clientes (KYC), incluindo o envio de documentos de identidade e a verificação por reconhecimento facial.

Outras medidas de KYC, incluindo comprovantes de endereço, serão exigidas para residentes alemães. Enquanto isso, o serviço não está disponível nos EUA, China, Turquia e outras jurisdições restritas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar