Agenda do Dia

Inflação nos EUA pode trazer resultados otimistas; confira a agenda desta quinta-feira (11)

11 jul 2024, 6:30 - atualizado em 11 jul 2024, 8:08
cpi agenda do dia haddad lula estados unidos
Alemanha também divulga seu CPI, enquanto destaque no Brasil fica para dados do varejo (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

Os dados de economias globais prendem a atenção dos mercados nesta quinta-feira (11), com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), nos Estados Unidos (EUA) e na Alemanha, e da leitura do Produto Interno Bruto (PIB) de maio do Reino Unido.

Para o CPI, o BTG Pactual espera um resultado benigno tanto para o headline (alta mensal de 0,09%, ante 0,0% anterior) quanto para o core, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia (alta de 0,19% mensal, ante 0,2% anterior).

“De modo geral, entendemos que o resultado deverá ser mais uma peça importante para auxiliar o processo de ganho de confiança do Fed quanto à retomada do processo de desinflação, corroborando com nosso call, de 2 cortes de juros em 2024”, afirma o BTG.

Ontem (10), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que os dados recebidos no primeiro trimestre deste ano não trouxeram confiança suficiente para iniciar o ciclo de corte de juros no país, apesar de reconhecer a evolução nos índices de inflação no país.

A leitura final do índice na Alemanha não trará tantas surpresas, segundo o banco, que afirma que a melhora do índice em relação a maio se deve, principalmente, pela deflação mais forte de energia (2,2% anual ante 2,4% anterior) e arrefecimento de bens na ponta a (de -1,1% a/a para -2,1%).

Enquanto isso, para o PIB do Reino Unido, cujas eleições parlamentares culminaram na vitória do Partido Trabalhista e da substituição de Rishi Sunak por Keir Starmer como primeiro-ministro, a esperança é de que o resultado evidencia a recuperação econômica no país, com o índice passando de anteriores 0,0% para uma alta mensal de 0,2%.

No Brasil, a agenda dos índices econômicos está esvaziada. Para as vendas do varejo (PMC), o BTG Pactual espera crescimento de 6,0% anual no varejo restrito e alta anual de 4,8% no varejo ampliado.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (11)

Horário País Indicador
03h00 Reino Unido PIB (Maio)
03h00 Reino Unido Produção Industrial (Maio)
03h00 Reino Unido Balança Comercial (Maio)
03h00 Alemanha CPI (Junho)
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h00 Brasil Vendas no Varejo (Maio)
09h30 EUA CPI (Junho)
09h30 EUA Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
15h00 EUA Balanço Orçamentário Federal (Junho)

Política

Enquanto isso, na agenda política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui reuniões com diversos ministros ao longo do dia, entre eles Rui Costa, da Casa Civil, Nísia Trindade, da Saúde, e Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, possui apenas uma reunião na agenda desta quinta, com Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Ontem, o dia no Ministério da Fazenda foi intenso, com discussões na Câmara acerca do projeto que regulamenta a reforma tributária e que, de última hora, incluiu carnes na lista de itens da cesta básica, com alíquota zero.

Após os debates sobre a regulamentação tributária, outro ponto que estará no foco da agenda política e econômica brasileira pelos próximos dias é a desoneração da folha de pagamento para setores da economaia e para pequenos municícpios, que seria votada ontem, mas foi adiada para semana que vem.

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (11)

Horário Programação Local
09h00 Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio do Planalto
10h00 Ministra da Saúde, Nísia Trindade Palácio do Planalto
11h00 Encontro com Atletas Paralímpicos e Olímpicos Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza Palácio do Planalto
15h00 Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck Palácio do Planalto
16h00 Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida Palácio do Planalto

 

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.