CryptoTimes

Credora cripto Celsius Network está ‘profundamente falida’, diz reguladora americana

13 jul 2022, 8:53 - atualizado em 13 jul 2022, 8:53
Celsius Network
A reguladora estadual afirmou que os ativos que estão com Celsius Network atualmente são ilíquidos. (Imagem: Pixabay/Tumisu)

O Departamento de Regulação Financeira (DFR, na sigla em inglês) do estado americano de Vermont alertou investidores para terem cuidado com a credora de criptomoedas Celsius Network (CEL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reguladora estadual se juntou, ontem (12), a uma investigação “multiestadual” sobre a credora cripto, segundo uma declaração feita na terça-feira.

DFR classificou Celsius Network como “profundamente falida” e afirmou que a companhia operava sem a licença devida.

A reguladora descobriu que Celsius não divulgava informações críticas, como a condição financeira da plataforma, as atividades de investimento, fatores de risco e habilidade para repagar as obrigações para depositores e outros credores, segundo a publicação de alerta para o consumidor.

Com sede no estado de Nova Jersey, Celsius Network oferecia produtos remunerados para aqueles que depositassem criptomoedas na plataforma da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, a empresa espalhava os fundos de clientes em investimentos ilíquidos e de alto risco, além de atividades de negociação e empréstimos, segundo DFR.

No entanto, a reguladora afirmou que a maioria dos ativos que estão com Celsius atualmente são ilíquidos, com baixas chances de a credora pagar as dívidas.

“Demonstrações anteriores feitas pela companhia, por seu CEO e outros representantes de Celsius Network sobre a segurança dos fundos de consumidores e a habilidade da companhia de atender obrigações de saque não são verdadeiras”, aponta o alerta da reguladora estadual.

O Departamento também disse que Celsius Network está envolvida na “oferta de valores mobiliários não registrados” ao oferecer contas de criptomoedas a investidores do varejo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reguladora também descobriu que a credora cripto não possui uma licença de transmissora de dinheiro. “Isso significa que até recentemente, Celsius estava operando sem supervisão regulatória”.

7 empresas de criptomoedas que suspenderam
saques e serviços recentemente

Estados investigam Celsius Network

Ontem, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia emitiu um alerta aos consumidores, encorajnado clientes de “provedores de contas de criptoativos que desaceleraram ou pausaram saques ou transferências de criptoativos” a contatarem a reguladora.

O alerta não nomeou nenhum empresa como parte da investigação, mas Celsius Network ainda tem de retomar saques e transações, desde que os congelou em 13 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras reguladoras estaduais, incluindo do Alabama, Nova Jersey, Texas e Washington, começaram a investigar Celsius Network.

As reguladoras estaduais do Texas e Alabama estavam expandindo investigações tanto em Celsius quanto na falida Voyager Digital, após informes de que as empresas poderiam não ter informado condições financeiras adequadamente a investidores.

*Com informações de Decrypt

Money Times é Top 10 em Investimentos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar