CryptoTimes

Credora Figure solicita alvará bancário; lobistas consideram abordagem “devastadora”

08 dez 2020, 9:35 - atualizado em 17 nov 2025, 18:20
Figure é uma credora alimentada por blockchain que fornece a possibilidade de desbloquear seu potencial financeiro” de forma rápida e com baixo custo (Imagem: Facebook/Figure)

Um grupo influente de órgãos comerciais, que representa milhões de banqueiros americanos, está pressionando reguladores para que adiem a consideração do pedido por alvará bancário da Figure.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma carta, datada de 7 de dezembro, a Louis Gittleman, diretor de licenciamento distrital no Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC), lobistas, incluindo a Associação Bancária Americana (ABA) e o Instituto de Políticas Bancárias (BPI), pediram que a solicitação da Figure fosse adiada para permitir que haja uma consultoria pública.

Figure é uma credora alimentada por blockchain, especialista em linhas de home equity e refinanciamento de hipoteca.

A empresa foi fundada em 2018 por Mike Cagney, ex-cofundador da fintech de empréstimos estudantis SoFi. Figure arrecadou US$ 103 milhões a uma valoração de US$ 1,2 bilhões no fim de 2019.

Em 6 de novembro de 2020, Figure anunciou que solicitou um alvará bancário nacional do OCC. Em uma declaração, Cagney disse que a iniciativa visa reduzir a complexidade e ajudar clientes menos favorecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, na carta, lobistas bancários argumentam que “a abordagem devastadora de conceder um alvará bancário nacional a uma instituição que aceita apenas depósitos sem seguro violaria a lei federal”.

Os autores também afirmam que a concessão de um alvará bancário à Figure iria resultar em “um novo caminho de evadir” regulamentações existentes.

Outro ponto incluído na carta é de que áreas públicas da solicitação de alvará da Figure não dão, às partes interessadas, detalhes suficientes para avaliar a empresa nem seu plano de negócio.

“A falta de informações da porção pública do pedido sobre aspectos essenciais do modelo de negócio e operações propostas da solicitante levanta questões significativas sobre o processo, e garantir esse alvará representaria um afastamento fundamental das políticas existentes do OCC”, explicam os lobistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras organizações que apoiaram a carta são Credit Union National Association (CUNA), Independent Community Bankers of America (ICBA), National Association of Federally-Insured Credit Unions (NAFCU), The Clearing House e Consumer Bankers Association (CBA).

Figure Technologies leva créditos imobiliários ao blockchain

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar