Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Cresce para 80% o percentual de consumidores endividados que não estão com o nome sujo

26/08/2019 - 18:20
No geral, adimplentes e inadimplentes, 65% sentem dificuldade em manter as contas em dia (Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

O nível de endividamento entre consumidores adimplentes – que não estão com o ‘nome sujo’ e dizem estar muito, mais ou menos ou um pouco endividados – foi de 76% no primeiro semestre de 2018 para 80% nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com a pesquisa realizada pela Boa Vista.

O percentual de consumidores pouco endividados subiu de 45% para 47%. Entre os que dizem não ter dívidas no momento, por sua vez, caiu de 24% para 20%.

Dificuldades

O número de entrevistados que sentem dificuldade em pagar as contas e deixá-las em dia permaneceu praticamente estável, tendo o percentual caído para 50% contra os 51% do primeiro semestre do ano passado.

No geral, adimplentes e inadimplentes, 65% sentem dificuldade em manter as contas em dia.

Comprometimento da renda

Os consumidores adimplentes com mais de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas continuaram formando 52% no semestre. 31% disseram que o pagamento das dívidas compromete de 25% a 50% da renda, enquanto 17% disseram ter até 25% da renda comprometida.

Metodologia

A pesquisa online ouviu mil consumidores adimplentes de todo o território nacional. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 26/08/2019 - 18:20