BusinessTimes

Criação de vagas nos EUA provavelmente acelerou em junho com empresas em busca de trabalhadores

02 jul 2021, 7:45 - atualizado em 02 jul 2021, 7:45
Apesar da esperada aceleração na contratação, os ganhos de emprego provavelmente ainda ficarão abaixo do milhão ou mais por mês que economistas e outros vinham projetando no início do ano (Imagem: REUTERS/Mike Blake/File Photo)

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente acelerou em junho umas vez que as empresas, desesperadas para aumentar a produção e os serviços em meio ao aumento da demanda, elevaram salários e ofereceram incentivos para atrair milhões de norte-americanos relutantes de volta à força de trabalho.

O relatório de emprego do Departamento de Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira deverá mostrar que a economia encerrou o segundo trimestre com forte ímpeto de crescimento, após a reabertura com a vacinação contra a Covid-19. Mais de 150 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas.

Apesar da esperada aceleração na contratação, os ganhos de emprego provavelmente ainda ficarão abaixo do milhão ou mais por mês que economistas e outros vinham projetando no início do ano.

“Há empregos, mas os trabalhadores não estão lá”, disse Sung Won Sohn, professor de finanças e economia da Loyola Marymount University em Los Angeles.

Segundo pesquisa da Reuters com economistas, provavelmente foram criadas 700 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, depois de 559 mil em maio.

Isso ficaria acima da média mensal de 540 mil dos últimos três meses. Ainda assim, o emprego ficaria com 6,9 milhões de vagas abaixo de seu pico de fevereiro de 2020.

A taxa de desemprego deve cair a 5,7% de 5,8% em maio.

reuters@moneytimes.com.br