Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Criptoativos podem substituir todas as moedas nacionais, afirma ex-PBoC

04/08/2020 - 15:49
Bandeira da China
Ex-vice-presidente do banco central da China afirma que cripto poderá substituir todo o dinheiro em espécie (Imagem: Pixabay)

Wang Yongli, ex-vice-presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) e atual diretor do Haixia Blockchain Research Institute, acredita que criptoativos poderão substituir todo o dinheiro em circulação.

Segundo o Decrypt, a moeda digital da China, chamada de DCEP (moeda digital/pagamento eletrônico), foi criada para substituir M0, uma forma de mensurar notas ou moedas em circulação. 

Porém, Wang afirmou que o banco central do país prefere que a DCEP substitua o padrão M2, que se refere aos fundos e ao crédito em contas bancárias comerciais, mas acredita que a moeda digital também poderá substituir outros padrões, como M1 (dinheiro mantido em contas-corrente).

A decisão de substituir M2 é devido à digitização de moedas por empresas privadas em plataformas de pagamentos digitais como WeChat Pay e Alipay.

Assim, segundo Wang, a DCEP existirá em paralelo ao sistema financeiro atual e que cidadãos poderão criar “contas básicas” para receber fundos em DCEP.

Moedas digitais de bancos centrais (CBDCs)
podem destronar o dólar, afirma JPMorgan

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 04/08/2020 - 15:49