Senado

Crucial para Orçamento e Renda Brasil, CMO segue sem acordo para instalação

05 out 2020, 17:39 - atualizado em 05 out 2020, 17:39
Senado
Mas há divergência entre líderes da Câmara (Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Responsável pela análise e votação do Orçamento, que trará os detalhes e o valor do Renda Cidadã, segundo os planos do governo, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso segue no centro de uma disputa que impede a sua instalação, informaram fontes ouvidas pela Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, e mesmo diante da dificuldade de um acordo em torno de um nome para presidir o colegiado, a reunião da CMO prevista para a manhã de terça-feira está mantida.

Deve, inclusive, contar com a presença do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), como forma de pressionar por uma solução.

A CMO é responsável pela análise das propostas orçamentárias do Executivo, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A ideia do Executivo, ao autorizar o avanço das discussões sobre o programa de distribuição de renda Renda Cidadã, é que seja criado por meio de uma proposta a cargo do senador Marcio Bittar (MDB-AC), e detalhado na lei orçamentária de 2021, também relatada pelo parlamentar, que precisa ser analisada pela CMO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No momento da instalação de uma comissão são eleitos os presidentes e vice-presidentes do colegiado. Acordo anterior, que levava em conta a proporcionalidade das bancadas indicadas para a comissão no começo do ano, previa a confirmação do nome do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) para a presidência da CMO.

Mas há divergência entre líderes da Câmara, já que a correlação de forças na Casa mudou desde a aproximação entre grupo político que ficou conhecido como centrão e o governo.

Uma das quatro fontes consultadas avalia como “muito difícil” chegar a um mínimo acordo até a terça-feira, mas acrescentou que as negociações seguem em curso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar