Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Cursos gratuitos sobre investimentos para estudar na quarentena

10/04/2020 - 16:17
computador finanças negócios mercado gráfico estatística moedas economia
Muitas instituições começaram a liberar cursos, que antes eram pagos, para incentivar as pessoas a ficarem em casa (Imagem: Pixabay/nattanan23)

A quarentena tornou-se a realidade de muitos brasileiros. Para conter a disseminação do coronavírus, muitas empresas optaram pelo trabalho home office ou férias coletivas. Assim como escolas e universidades escolheram pelo ensino a distância ou cancelamento das aulas. Mas, qual é a melhor forma de aproveitar esse tempo livre, enquanto o período de quarentena não passa? No post de hoje, vou te dar algumas dicas de cursos gratuitos!

Grande parte da população brasileira teve que alterar sua rotina com a chegada do coronavírus no país. Acatando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) as empresas privadas e órgãos públicos pararam suas atividades, principalmente aquelas que não possuem a opção do trabalho home office.

Com isso, a população passou a procurar alternativas para preencher o tempo livre. Muitas instituições começaram a liberar cursos, que antes eram pagos, para incentivar as pessoas a ficarem em casa. Separei alguns dos cursos gratuitos mais importantes para quem quer estudar sobre investimentos.

Olha só o time de peso que você vai encontrar por aqui:

1. Yubb
2. Udemy
3. Senac
4. FGV
5. Insper
6. FBV Cursos

Selecionei apenas os conteúdos relacionados a investimentos, mas muitas das plataformas que vou citar, disponibilizam material dos mais variados temas.

1. Yubb 

Se você já acompanha o Yubb, sabe que, em nossa plataforma de cursos, temos algumas opções gratuitas para incentivarmos o maior número possível de pessoas a investir. Então, olha só as opções:

Como começar a investir: Nesse curso, você aprenderá o básico para ingressar no mundo dos investimentos, com foco em renda fixa. Após assistir às 11 aulas, você se sentirá muito mais confiante em fazer o seu primeiro investimento.

Como começar a investir em renda variável: quer entrar no mercado de ações,ETFs, fundos imobiliários ou fundos de investimento e não sabe por onde começar? Este curso é feito pra você! É uma ótima oportunidade de aprender de forma didática sobre as opções em renda variável para dar os primeiros passos.

2. Udemy

A Udemy é uma plataforma virtual que disponibiliza os mais variados cursos, existem opções para todas as áreas. Muitos dos cursos disponibilizados são gratuitos, mas também existem materiais avançados com valores diversos. Separamos alguns conteúdos sobre investimentos para estudar nessa quarentena:

Organize suas finanças em 7 passos: antes de começar a investir, é essencial que você tenha um controle sobre suas finanças. Se você nunca se preocupou com isso, ou não sabia como fazer, esse curso vai solucionar os seus problemas.

Minicurso – Tesouro Direto para iniciantes: esse curso é destinado principalmente para as pessoas que querem começar a investir no Tesouro Direto, mas não sabem como fazê-lo. Ele ensina de forma simples e prática como começar a investir em títulos públicos.

Introdução a análise fundamentalista clássica das ações: entrou no mercado acionário, mas ao investir em uma empresa percebeu que talvez não tenha escolhido a melhor opção? Esse curso vai te ensinar a analisar os fundamentos de uma instituição antes de investir seu dinheiro nela. Em oito módulos super completos, você aprenderá o que é a análise fundamentalista.

O que você precisa saber sobre fundos de investimento: já ouviu falar sobre fundos de investimento, sentiu curiosidade e quer saber mais? Aproveite a quarentena para fazer esse conteúdo gratuito! Em 42 minutos, você aprenderá o essencial para saber se fundos de investimento se enquadram nas suas opções de investimento.

3. Senac

Estudantes
O Senac disponibilizou em sua plataforma alguns cursos EAD gratuitos sobre gestão, saúde, educação e desenvolvimento pessoal (Imagem: Pixabay)

O Senac disponibilizou em sua plataforma alguns cursos EAD gratuitos sobre gestão, saúde, educação e desenvolvimento pessoal. Mas, atenção, as vagas são limitadas! Selecionamos três opções de cursos que podem te ajudar a melhorar seu desempenho como investidor:

Finanças pessoais – planejamento e controle: mais um curso de finanças pessoais, porque estudar sobre esse assunto nunca é demais =) Escolha a plataforma com que você mais se identifica e bons estudos.

Caminhos para a liberdade financeira: um curso super didático e dinâmico. Através de descrições curtas, imagens de apoio e ferramentas de interação, esse curso do Senac proporciona um aprendizado rápido e que pode ser utilizado por qualquer pessoa.

Primeiros passos para empreender: investir não é apenas aplicar dinheiro em outras empresas, pode ser aplicar em um objetivo pessoal, como o de empreender. Através desse curso de dois módulos, é possível aprender o básico para começar seu próprio negócio.

4. FGV 

A Fundação Getúlio Vargas, conhecida por seu ensino de qualidade, disponibilizou dezenas de cursos sobre finanças em sua plataforma virtual. Selecionei alguns exemplos:

Conceitos básicos de matemática financeira: para quem pretende entrar de cabeça no mundo dos investimentos, saber sobre matemática financeira é um plus que pode ajudar muito nessa jornada.

Introdução a finanças – sistema financeiro e geração de valor: através desse curso é possível entender quais são as funções de um gestor e como ele identifica o valor de uma empresa.

Como fazer investimentos – parte 1 e 2: curso dividido em duas partes, com o conteúdo essencial para entender como funciona investimentos em renda fixa e variável.

5. Insper

Administração financeira – para quem possui interesse em investir em seu próprio negócio ou entender como funciona o setor financeiro de uma empresa, esse curso é essencial. Ainda mais, por ser de uma instituição renomada como o Insper, que só oferta conteúdos de muita qualidade!

6. FBV Cursos

A FBV é uma plataforma de cursos online, que possui conteúdo para áreas como: administração, agricultura, culinária, logística, moda e muito mais (Imagem: Pixabay)

A FBV é uma plataforma de cursos online, que possui conteúdo para áreas como: administração, agricultura, culinária, logística, moda e muito mais. Selecionei um que achei essencial para o momento que estamos vivendo:

Administrando melhor seu tempo: em tempos de home office nada melhor do que aprender a gerenciar o tempo para cada atividade não é mesmo? Esse curso da FBV pode te ajudar nisso!

Bônus: eBooks 

Amazon

Quando o período de quarentena começou, a Amazon disponibilizou uma quantidade gigantesca de eBooks gratuitos, para incentivar as pessoas a ficarem em casa. E muitos dos títulos são sobre investimentos.

Além dos cursos gratuitos, os eBooks podem ser uma boa forma de aprendizado. Olha só:

A riqueza da vida simples – Gustavo Cerbasi

Introdução aos fundos de investimento imobiliário – André Bacci

Finanças para autônomos – Eduardo Amuri

Guia Suno Fundos de Investimentos – Gabriela Mosmann

Em busca do tesouro direto – um guia para investir em títulos públicos

Não perde tempo não que é por tempo limitado, viu? Para ver outros títulos como esses é só entrar nesse link.

Para poder baixar os eBooks, instale em seu celular o aplicativo do Kindle, crie uma conta e prontinho, agora é só fazer o download. Bons estudos! =)

Dica final

Siga as recomendações da OMS: se puder, fique em casa!

  • Evite aglomerações;
  • Lave bem as mãos;
  • Cubra a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
  • Higienize tudo o que vier de ambientes externos, como embalagens e comidas, antes de utilizá-las;
  • E uma das dicas mais importantes: mantenha a calma, as autoridades estão buscando a melhor forma para conter o vírus, e contam com a sua ajuda.

Todo cuidado é pouco. Se todos cumprirmos com as recomendações, a chance do vírus disseminar será muito menor!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 07/04/2020 - 16:33