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Cury (CURY3) vê lucro crescente e receita recorde no 3T22; ‘Meta é distribuir 70% em dividendos’, diz diretor

08 nov 2022, 18:30 - atualizado em 08 nov 2022, 18:30
Cury reporta receita recorde no terceiro trimestre, além de crescimento no lucro e geração de caixa (Imagem: Cury/Divulgação)

O lucro líquido consolidado da construtora e incorporadora Cury (CURY3) somou R$ 94,9 milhões no terceiro trimestre deste ano, montante 27,2% acima do visto no mesmo período de 2021. A receita líquida cresceu 37,3% no comparativo anual, para R$ 626,7 milhões, valor recorde, segundo a companhia.

Segundo o CFO da empresa, João Carlos Mazzuco, apesar da queda do lucro, o indicador continua crescendo acima de 20% em meio à demanda aquecida nas vendas e nos lançamentos.

“Tivemos dois trimestres seguidos de recorde de vendas. O terceiro trimestre não foi recorde, mas os resultados foram igualmente fortes”, diz.

‘Preservando margens’

A Cury registrou margem bruta de 37,3%, 1 ponto percentual (p.p.) ante o mesmo período do ano passado, mas 1,5 p.p. acima do visto no segundo trimestre.

O diretor de relações com investidores (RI) da empresa, Ronaldo Cury, comenta que foi possível preservar as margens da empresa em meio ao aumento de preço nas vendas.

“Aumentar os preços de vendas garantiu a manutenção e a melhora das margens. Conseguimos preservá-las”, diz.

“Nós conhecemos muito bem o perfil socioeconômico de cada região que atuamos. Temos puxado os preços até o limite, o que contribui para nossas margens e ainda continuamos reportando um valor sobre oferta (VSO) acima de 70% nos últimos 12 meses”, acrescenta o CFO da Cury.

Os dois executivos destacaram que este foi o primeiro trimestre refletindo as mudanças do programa habitacional do governo federal Casa Verde e Amarela. A empresa atua na faixa 3 do programa, o que permitiu elevar preços.

Geração de caixa: dividendos vem aí

A Cury encerrou setembro com geração de caixa de R$ 65,1 milhões, ligeiramente acima do reportado no terceiro trimestre do ano anterior. No ano, porém, houve crescimento de 12,4%, totalizando R$ 162,6 milhões.

Mais geração de caixa é caminho aberto para pagamento de mais dividendos, dizem os executivos da Cury. Para este ano, não haverá mais distribuição de lucro para os acionistas. Porém, o diretor de RI diz que será proposto ao conselho de administração o pagamento de dividendos mais altos em 2023.

“Estamos crescendo e dando o nosso melhor. Estamos entregando mais do que prometemos. Gerando muito caixa. O objetivo é esse dois anos após o nosso IPO [oferta pública inicial de ações]”, reforça.

“Estamos gerando mais caixa. A meta é distribuir dividendos da ordem de 60 a 70% do lucro para o acionista. Não tem porque reter essa geração de caixa, com crescimento de lucro e de receitas”, adianta Mazzuco.

No fim de setembro, a Cury distribuiu R$ 150 milhões em dividendos.

Cury comemora vendas e lançamentos

Confirmando os resultados divulgados em prévia operacional, publicada no mês passado, a Cury viu as vendas líquidas crescerem 29,8% de julho a setembro, para R$ 885,8 milhões.

No período, a construtora lançou seis empreendimentos, sendo cinco em São Paulo e um no Rio de Janeiro, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 919,1 milhões, alta de 27,6% ante um ano antes.

Segundo a Cury, o preço médio de vendas no terceiro trimestre foi de R$ 254,7 mil, alta de 16% na base anual, e VSO de 40,3%.

“O terceiro trimestre foi tão forte quanto o primeiro semestre. Este ano tem sido bem positivo para a empresa, apesar das dificuldades trazidas pela inflação que atingiram o setor. Ainda assim, conseguimos bom resultados financeiros e operacionais”, reforça o diretor de RI.

Acumulado do ano

No acumulado de 2022, o lucro líquido consolidado subiu 23,3% ante o mesmo período do ano passado, para R$ 251,2 milhões.

A receita acumulada no ano até setembro chegou a R$ 1,67 bilhão, o que representa alta de 34,5% na mesma base de comparação.

Conforme já divulgado antes, as vendas líquidas atingiram R$ 2,53 bilhões, aumento de 29,7% ante janeiro a setembro de 2021.

Enquanto os lançamentos avançaram 38% em relação ao ano passado, somando R$ 2,75 bilhões, em VGV, com 18 empreendimentos lançados – 13 em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro.

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Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
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