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Cury (CURY3) vê queda no lucro líquido, mas tem números recordes em 2022

14 mar 2023, 19:29 - atualizado em 14 mar 2023, 19:29
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Cury encerrou o quarto trimestre trimestre com queda no lucro e nos lançamentos afetada pela Copa do Mundo e eleições (Imagem: Cury/Divulgação)

O lucro líquido da construtora e incorporadora Cury (CURY3) somou R$ 97,3 milhões no quarto trimestre de 2022, montante 12,8% abaixo do visto no mesmo período de 2021.

Entretanto, a receita líquida cresceu 18,2% no comparativo anual, para R$ 580,5 milhões. A margem bruta subiu ligeiramente 0,2 ponto percentual, para 38,2%.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado atingiu R$ 131 milhões nos últimos três meses do ano passado, queda de 4,1% na base anual. Com isso, a margem Ebitda ajustada da Cury caiu 5,2 p.p. na mesma base de comparação, a 22,6%.

Vendas sobem, mas lançamentos caem no 4T

As vendas líquidas da construtora e incorporadora atingiram R$ 753,1 milhões no quarto trimestre, alta de 23,2% na base anual, conforme informado em prévia operacional divulgada em janeiro.

Contudo, entre outubro a dezembro, a empresa apresentou queda de 29,4% no valor geral de vendas (VGV) de lançamentos ante um ano antes, somando R$ 556,2 milhões.

À época, o CFO da Cury, João Carlos Mazzuco, disse ao Money Times que foi uma estratégia adiantar os lançamentos para o primeiro semestre, já que no último trimestre do ano teria eleições e a Copa do Mundo.

Por sua vez, a construtora lançou cinco empreendimentos no trimestre, com preço médio de R$ 259 mil por unidade. O montante ficou 7,6% acima do visto no ano anterior.

Cury tem ano de números recordes

No acumulado de 2022, o lucro líquido da construtora e incorporadora chegou a R$ 348,4 milhões, crescimento de 10,5% em relação ao reportado em 2021, enquanto a receita líquida avançou 29,9%, para R$ 2,25 bilhões.

No entanto, o Ebitda ajustado da Cury ficou em R$ 456,3 milhões de janeiro a dezembro, montante 20,4% acima do visto um ano antes.

No ano passado, as vendas líquidas cresceram 28,2% na base anual, totalizando R$ 3,29 bilhões. Já o VSO (vendas sobre oferta) chegou a 75,3% no período, subindo 3,3 pontos percentuais (p.p.) em relação ao ano anterior.

Em relação aos lançamentos, a Cury fechou o ano com 23 novos empreendimentos, sendo 16 em São Paulo e sete no Rio de Janeiro, chegando ao VGV (valor geral de vendas) de R$ 3,32 bilhões. Segundo a companhia, o montante foi recorde e ficou 19% acima do reportado em 2021.

A geração de caixa operacional foi positiva em R$ 135,8 milhões no trimestre, maior patamar histórico para o período, diz a empresa, com avanço de 46,5% na comparação anual.

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Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
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