Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Datafolha: Lula tem 42% das intenções de voto, mas Bolsonaro ganha fôlego e sobe para 26%

24/03/2022 - 16:42
terceira via
(Montagem com Reuters/Carla Carniel e Reuters/Adriano Machado)

A nova edição da pesquisa de intenção de votos para a eleição de 2022 realizada pelo Datafolha e divulgada na tarde desta quinta-feira (24) segue mostrando o ex-presidente Lula (PT) liderando com 43%. Seu principal concorrente, o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo lugar, com 26%.

Tanto o ex-juiz federal Sergio Moro (Podemos) como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficam empatados tecnicamente em terceiro lugar, com 8% e 6% das intenções de voto, respectivamente.

Depois deles estão o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante), ambos com 2%. Eles empatam tecnicamente com os candidatos que estão com 1%, que são Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D’Ávila (Novo). Leonardo Péricles (UP) não pontuou.

Brancos e nulos somam 8% e não souberam responder, 2%.

O levantamento foi realizado com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país, entre terça (22) e quarta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Os 26% de Bolsonaro mostram o atual presidente ganhando certo fôlego, visto que no último levantamento, ele oscilava entre 21% e 22%.

Ainda assim, a última rodada de pesquisas divulgada em dezembro não pode ser comparada diretamente com a edição divulgada hoje, visto que alguns nomes não figuram mais na lista, como é o caso do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM), e do senador Alessandro Vieira, recém-filiado ao PSDB.

Ambos já oficializaram que não serão candidatos à presidência este ano. Vieira, que até pouco tempo estava no Cidadania, deve disputar o governo do Estado de Sergipe.

Quando a pesquisa simula as possibilidades de um segundo turno, Bolsonaro segue avançando e conseguiu diminuir a diferença em relação ao petista. No entantom em um embate entre os dois, ainda assim o atual presidente perderia, tendo 34% dos votos, enquanto Lula teria 55%.

Última atualização por Alexa Meirelles - 24/03/2022 - 16:58

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto