ImóvelTimes

De volta aos escritórios: FIIs de lajes corporativas estão com bom ponto de entrada, diz Safra

30 maio 2022, 10:47 - atualizado em 30 maio 2022, 10:47
Safra assume visão positiva para o setor de lajes corporativas (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

O Safra iniciou a cobertura dos fundos imobiliários do setor de lajes corporativas com recomendação de compra para JS Real Estate Multigestão (JSRE11), BTG Pactual Corporate Office Fund (BRCR11), VBI Prime Properties (PVBI11), Vinci Offices (VINO11) e Autonomy Edifícios Corporativos (AIEC11) e neutra para CSHG Real Estate (HGRE11).

O banco assume uma visão positiva para o segmento, com expectativa de retomada dos escritórios por conta do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil e consequente recuperação na ocupação dos imóveis corporativos em São Paulo e Rio de Janeiro.

Na avaliação do Safra, as lajes corporativas devem se beneficiar do aumento de buscas por mais áreas diante do crescimento das empresas e da falta de uma grande oferta de novas áreas para os próximos anos.

“Se, por um lado, a vacância elevada é ruim, por outro, ela desincentiva o lançamento de novos empreendimentos, e é isso o que devemos ver ao longo ao menos dos próximos três a quatro anos”, afirma Cauê Pinheiro, analista responsável pelo relatório divulgado nesta segunda-feira (30).

O Safra estima que a cidade de São Paulo entregará poucos empreendimentos corporativos relevantes, enquanto o Rio de Janeiro, devido a uma vacância elevada há anos, não deve entregar novas áreas.

“As empresas que tinham área para devolver já o fizeram entre os anos de 2020 e 2021, então não há mais espaço para esse movimento, em nossa opinião, enquanto algumas companhias que devolveram áreas projetando a falta de necessidade dos espaços corporativos estão voltando atrás de suas decisões”, completa o analista.

Além da retomada no setor, a expectativa de desaceleração da inflação nos próximos meses, sinalizando o fim do ciclo de aperto monetário, e o desconto das cotas apoiam o cenário positivo projetado pelo Safra para os escritórios.

De acordo com o Safra, o fim da elevação dos juros pode levar a uma rotação de portfólio em direção a fundos de tijolos – e, negociados a um múltiplo P/VP (preço sobre valor patrimonial) de 0,68 vez, nível mais baixo dos últimos dez anos, os ativos parecem oferecer bom ponto de entrada no momento.

Receba as principais notícias de Fundos Imobiliários e Imóveis

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Fundos Imobiliários e Imóveis do Money Times e receba, toda sexta-feira, uma seleção das principais notícias do setor. Tenha as melhores dicas para comprar imóveis para morar ou investir. Confira a opinião dos melhores analistas do país sobre os fundos imobiliários do momento, sua rentabilidade e recomendações. Clique aqui para se cadastrar.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.