Expectativa por Copom e Fed dita o rumo dos mercados nesta quarta; veja os destaques do Giro do Mercado
Chegou o dia mais importante do mês para os mercados: a Super Quarta, com decisão de juros no Brasil e nos Estados Unidos. No Giro do Mercado desta quarta-feira (10), a jornalista Juliana Caveiro recebeu Laís Costa, analista da Empiricus Research, para analisar as expectativas e principais destaques do dia.
A analista afirmou que os dados do IPCA divulgados mais cedo são importantes para a reunião do Copom, mas não mudam profundamente as decisões. “O IPCA de hoje traz um pouco de conforto para o Banco Central, falando especificamente sobre a inflação, mas quando olhamos o horizonte relevante é esperado que o BC ainda esteja um pouco acima da meta da inflação”, disse.
O BC deve manter Selic em 15% ao ano hoje, mas nos EUA o mercado projeta corte de 0,25 ponto percentual pelo Federal Reserve.
Na Bolsa, com a alta do minério de ferro na China, os destaques do Ibovespa ficam com o setor de mineração. Entre os destaques estão CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5), Vale (VALE3) e CSN Mineração (CMIN3).
Já entre as maiores quedas estão Itaú (ITUB4), IRB (IRBR3) e Vamos (VAMO3). Além disso, Ambev (ABEV3), que anunciou dividendos abaixo do esperado pelo mercado, também era ressaltada negativamente.
O programa de hoje também comentou as divulgações de dividendos feitos por algumas empresas esta semana. Entre os destaques estiveram Syn Prop & Tech (SYNE3), Banrisul (BRSR6) e Neoenergia (NEOE3).
Hoje, às 18h30, o Giro do Mercado terá uma edição especial do Copom, comentando os detalhes da reunião e das decisões do dia.