Economia

Defesa do Consumidor discute ‘cobrança abusiva’ dos Correios

10 maio 2019, 9:48 - atualizado em 10 maio 2019, 9:50
A empresa justifica a cobrança ao consumidor de forma simplória

A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública nesta terça-feira (14), para debater a cobrança de despacho postal para as encomendas internacionais. O encontro atende requerimento dos deputados Celso Russomano (PRB-SP), Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Jorge Braz (PRB-RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exclusivo: O segredo para ganhar com Petrobras em qualquer cenário

Quer concorrer a R$ 300? Responda esta pesquisa sobre investimentos em 2 minutos

Os autores lembram, na justificativa, que desde 27 de agosto a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos iniciou uma cobrança de R$ 15 de todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pela empresa.

“A empresa justifica a cobrança ao consumidor de forma simplória. Diz simplesmente que ‘engloba atividades administrativas de suporte que geram custos’, sem ao menos constar qualquer planilha de custos que justifique o valor escolhido. Isso demonstra uma total falta de transparência”, argumentam os deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Celso Russomano (PRB-SP) faz parte da comissão (Agência Câmara)

Para os autores, os Correios já cobram pelo serviço postal, o que torna a taxa extra uma “cobrança abusiva”.

Foram convidados para o debate o secretário Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, Luciano Benetti Timm; e o presidente dos Correios, general Juarez Aparecido de Paula Cunha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar