Economia

Descarimbar recursos de fundos é importante para reduzir pressão “desafiadora”

24 nov 2020, 13:02 - atualizado em 24 nov 2020, 13:02
Bruno Funchal
“O volume médio de emissões de títulos públicos nos nossos leilões mensais era de R$ 60 bilhões por mês, a gente nos últimos meses ficou em torno de R$ 170 bilhões”, disse Funchal (Imagem: Edu Andrade/Ministério da Economia)

O secretário do Tesouro, Bruno Funchal, afirmou nesta terça-feira que o projeto que tramita no Congresso para descarimbar recursos de fundos é importante para reduzir pressão “desafiadora” sobre a dívida, num contexto em que o país tem baixíssima margem de manobra para elevação de gastos.

Em audiência em comissão no Congresso, Funchal afirmou que o projeto — de autoria do deputado Mauro Benevides (PDT-CE) — abriria espaço para que 100, 120 ou 130 bilhões de reais possam ser utilizados para pagar contas no final deste ano, reduzindo a pressão para emissão de mais títulos públicos.

“Esse volume de recursos pode ser usado para pagar parte das despesas e a gente não pressiona, não aumenta necessidade de emissão que já vem sendo bem sendo bastante desafiadora nesses últimos meses”, disse.

“Para vocês terem uma noção, o volume médio de emissões de títulos públicos nos nossos leilões mensais era de 60 bilhões por mês, a gente nos últimos meses ficou em torno de 150, 170 bilhões de reais. É um volume muito alto”, completou.

Funchal emendou que, diante do quadro, “nosso espaço para aumentar qualquer despesa é muito, muito, muito reduzido, se não zero”.