Economia

Dia das Crianças: Vendas devem crescer mais de 2%, aponta Boa Vista

04 out 2019, 17:01 - atualizado em 04 out 2019, 17:01
Até o momento, todas as datas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais) registraram aumento das vendas em 2019 inferior ao observado no mesmo período de 2018

As vendas do Dia das Crianças devem apresentar alta de pelo menos 2% em relação ao ano passado. Em 2018, houve uma elevação de 2,2% em relação ao ano anterior.

A projeção é baseada nas consultas realizadas ao banco de dados da Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), e na Pesquisa Hábitos de Consumo para o Dia das Crianças, também da Boa Vista, que mostra queda da intenção de compras, mas aumento do valor médio do presente em termos reais na comparação com 2018.

A se confirmar a projeção dos economistas, o Dia das Crianças deve registrar o maior crescimento do ano na comparação com as demais datas comemorativas até agora. Além disto, a data comemorativa será a primeira a registrar alta das vendas próxima a do ano passado.

Até o momento, todas as datas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais) registraram aumento das vendas em 2019 inferior ao observado no mesmo período de 2018.

Segundo os economistas da Boa Vista, o desempenho das vendas do Dia das Crianças deve acompanhar a trajetória de aceleração do ritmo de crescimento do varejo, impulsionada pela recuperação gradual do mercado de trabalho, pelo aumento da confiança, pela expansão das concessões de crédito e pela liberação dos recursos do FGTS.

Por outro lado, eles ainda apontam o elevado nível de desocupação e subutilização da mão de obra e o aumento do endividamento e do comprometimento de renda como os principais obstáculos para uma retomada mais vigorosa e sustentada das vendas.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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