“Dinheiro: o dinossauro vai sobreviver… por enquanto”, afirma Deutsche Bank

29/01/2020 - 15:44
rex dinosauro toy story deutsche bank
“Dinossauro” se refere ao dinheiro em espécie, presente há várias décadas no sistema financeiro global (Imagem: Deutsche Bank Research)

Em relatório disponibilizado pela equipe de pesquisa do Deutsche Bank, intitulado “Dinheiro: o Dinossauro Vai sobreviver… por enquanto”, passado, presente e futuro da indústria de pagamentos são analisados, além das consequências para consumidores e empresas.

“Quando as pessoas discutem sobre o futuro dos pagamentos, tendem a prever o fim do dinheiro em espécie. Nossa visão é diferente. Não apenas achamos que dinheiro vai continuar por aqui durante um bom tempo, mas também vemos que a transição para pagamentos digitais tem o potencial de rebalancear o poder econômico global”, afirma o relatório.

O documento é o primeiro de três partes a partir de uma pesquisa feita com 3,6 mil consumidores nos EUA, no Reino Unido, na China, na Alemanha, na França e na Itália.

Deutsche Bank acredita que o cartão plástico vai ser extinto por conta dos pagamentos digitais, mas em níveis diferentes dependendo do país, em que pessoas que nunca tiveram cartões físicos (desbancarizadas) vão migrar diretamente para os pagamentos digitais.

Além disso, é provável que as taxas de pagamento estejam próximas a zero, pois os dados de pagamentos terão mais valor.

As transações feitas entre empresas serão agilizadas, já que, de acordo com o documento, empresas esperam quase 70 dias para receber transferências de outras empresas; digitalização pode consertar esses processos ineficientes.

O banco reconhece o pioneirismo da China em lançar a primeira moeda digital de banco central (CBDC) e tentar destronar a dominância do dólar no mercado financeiro global.

Ao decorrer do documento, há gráficos sobre métodos preferidos de pagamento por país e a quantia de dinheiro em espécie que as pessoas levam consigo.

Além disso, possui um capítulo dedicado para delinear a evolução do dinheiro e outro para as tecnologias de registro distribuído (DLT) e de criptomoedas.

Confira o documento na íntegra:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/05/2020 - 18:16

Cotações Crypto
Pela Web