Coluna
BusinessTimes

Direto de Cannes: Os 50+: uma oportunidade crescente

23 jun 2019, 11:58 - atualizado em 23 jun 2019, 11:58

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Giovanna Ricci – Jornalista com expertise em propaganda há mais de uma década em grandes agências

O painel cujo tema me chamou mais atenção durante Cannes 2019 falava sobre o consumidor acima dos 50 anos e de como esse perfil é ignorado pelas marcas. A publicidade tem demorado muito para reconhecer e respeitar o poder econômico desse público, que representa 50% entre todos os consumidores.

Direto de Cannes: Wendy’s – Lições de uma brand love

Leia mais notícias sobre Cannes 2019

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A propaganda mundial retrata as pessoas acima de 50 anos de forma estereotipada. Na Austrália, é como se precisassem de cuidados. No Brasil, estão sempre aposentados. Nos Estados Unidos são os “velhinhos moderninhos”. E nos países asiáticos simplesmente são inexistentes.

70% dos briefings não incluem como target pessoas acima dos 50 anos. O que não faz o menor sentido, uma vez que esse público representa uma oportunidade real de economia longeva.

Mas por que as marcas ignoram? Por que a idade é pejorativa. Depois dos 30, você já era! Millenials são o foco das marcas. E por que? Por que elas querem ser jovens.

Ao ignorar esse consumidor, as companhias estão perdendo dinheiro. E é muito simples de provar: o maior poder de compra sempre está com a pessoa mais velha da casa. Pessoas mais velhas tem mais dinheiro e gastam mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muito tem se discutido sobre diversidade, inclusão e quebra de estereótipos, mas foram raros, para não dizer inexistentes os momentos em que a bandeira da idade foi levantada.

A área de inovação das companhias está perdendo muito ao não olhar para esse consumidor. Durante o painel, dois cases foram apresentados.

A Covergirl, marca de cosméticos, enxergou oportunidade e desenvolveu uma linha com o objetivo de atingir esse público. A modelo, maravilhosa por sinal, tem mais de 70 anos e estava no palco de Cannes.

Por outro lado, a Gillette olhou para o consumidor e um problema gerou um novo produto: um aparelho de barbear para homens que não conseguem fazer suas barbas sozinhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas que prestarem atenção nesses públicos, terão uma chance maior de conquistar a tão almejada lealdade de marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar