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Diversidade: Veja como as marcas tem representado os brasileiros nas redes sociais

07 jun 2022, 13:18 - atualizado em 07 jun 2022, 13:18
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O estudo mapeou a comunicação das marcas nas redes sociais (Imagem: Pixabay/geralt)

O estudo anual realizado pela Elife e agência SA365 mapeou a diversidade na comunicação de marcas nas redes sociais.

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A quarta edição do estudo destaca o aumento de 6 pontos percentuais na representação da população negra ou parda com relação à última versão da pesquisa, saltando de 38% para 44% entre as publicações contempladas pelo levantamento.

A pesquisa identifica a presença da dos grupos minoritários na publicidade brasileira, analisou 11.083 posts totais dos 20 maiores anunciantes do Brasil segundo a Kantar Ibope, no Instagram e no Facebook.

Relação das marcas com a diversidade

Marcas como Fanta, Ponto Frio, Budweiser, Cerveja Antarctica, Seda, Skol, Bradesco, Clear, Gatorade, Vivo e Casas Bahia são as que têm participação de pretos e pardos em proporção maior ou igual à da população brasileira, isto é, superior a 50% das publicações.

Em relação aos espaços, o estudo destacou a percepção de uma melhor distribuição da presença de pessoas pretas e pardas pelas diversas categorias.

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Especificamente sobre mulher negra, o setor financeiro continua no foco da lista, com 26%, mesmo após o fim das ações com o auxílio emergencial, que se destacaram na edição anterior do estudo.

Além disso, outros setores, como beleza e higiene, também ganharam destaque e registraram a presença feminina em 25% das publicações. Após isso, temos 11% de presença em telecomunicação, cerveja e alimentos e bebidas.

Já os homens negros aparecem em porcentagens menores, sendo 19% no setor financeiro, 16% no varejo, alimentos e bebidas não-alcoólicas 14%, higiene e beleza 14% e cerveja com 13%.

Público LGBTQIA+

Segundo estimativa da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas), 10% da população brasileira é LGBTQIA+.

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O estudo mapeou a aparição em 8% das publicações analisadas, deste total cerca de 2% tiveram presença de pessoas trans.

Em relação à edição do ano passado, as aparições mais do que dobraram, visto que o grupo esteve contemplado em apenas 3% dos posts.

“Quando se compara 2021 com 2020, ano em que a parada não aconteceu devido ao lockdown, foi possível perceber a importância do evento na agenda das marcas”, diz o estudo.

Apesar disso, embora na mesma classificação, o estudo aponta pessoas sexualmente diversas não são igualmente representadas.

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Isso porque homens cisgênero são maioria no grupo, seguido de mulheres trans e logo, em seguida, mulheres cis. A presença aumenta em junho por conta do mês do Orgulho LGBTQIA+.

Alguns segmentos possuem maior participação LGBTQIA+, como:

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  • 25% no varejo;
  • 16% na limpeza
  • 13% na higiene e beleza.

Entre as marcas com participação LGBTQIA+ maior ou igual à da população estão: Downy, Close-up, Casas Bahia, Engov, Pepsi, Guaraná Antarctica, Rexona e Bradesco.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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