Empresas

Dividendos: 7 ações para investir em meio à incerteza fiscal e Selic elevada, segundo o BBA

17 jun 2024, 17:17 - atualizado em 17 jun 2024, 17:17
dividendos
Itaú BBA destaca sete ações com foco em dividendos para investir em tempos de incerteza (Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)

O atual quadro fiscal e a perspectiva de uma taxa Selic ainda elevada geram incertezas para os investidores. Neste cenário, o Itaú BBA indica empresas com histórias de dividendos crescentes como um bom lugar para se posicionar.

A casa aponta que o Índice Dividendos (IDIV) vem superando consistentemente o Ibovespa (IBOV) nos últimos cinco anos, com um desempenho de 55,2%, contra 22,1%.

“Isto pode ser explicado pelo fato de o IDIV ser composto por ações que apresentam perfis de rentabilidade consistentes, permitindo-lhes pagar dividendos regularmente. Além disso, parte desses retornos é proveniente de dividendos, reinvestidos em índices de retorno total”, diz o BBA.

O setor de serviços públicos é o mais representativo no IDIV (pesando mais de duas vezes o seu peso no IBOV), seguido pelo financeiro (com um peso ligeiramente inferior ao IBOV). Já energia, consumo e industriais são as discrepâncias mais altas, com pesos mais baixos no índice, apontam os analistas.

O BBA comenta que, olhando para a própria cobertura, discriminada por setor, e analisando o crescimento dos lucros e o rendimento de dividendos, vê uma relação negativa entre essas duas variáveis.

“De certa forma, faz sentido que os setores que deverão crescer mais tenham rendimentos de dividendos mais baixos, seja devido às bases de remuneração mais baixas de 2023, com menor rentabilidade impedindo a distribuição de caixa, ou pela disponibilidade de oportunidades de crescimento, inclinando decisões de alocação de capital para oportunidades de reinvestimento em vez de reembolsar os acionistas.”

Por outro lado, ponderam que qualidade também é importante. Ao considerar a relação entre dividendos e retorno sobre patrimônio líquido (ROE), parece ser positiva, uma vez que os setores e empresas com perfis de retorno consistentes normalmente têm melhor visibilidade sobre o seu fluxo de caixa, permitindo oferecer rendimentos de dividendos mais elevados, avalia o BBA.

7 ações para buscar dividendos

Veja as ações destacadas pelo Itaú BBA com foco em dividendos em tempos de incerteza:

Empresa Ticker
Banco do Brasil BBAS3
CPFL CPFE3
Randon RAPT4
Santos Brasil STBP3
Direcional DIRR3
PetroReconcavo RECV3
Cury CURY3

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.