BusinessTimes

Dividendos de BBDC4 e ITUB4 e o impacto do rombo da AMER3; veja destaques

30 jan 2023, 7:55 - atualizado em 30 jan 2023, 7:55
JCP, dividendos, ITUB4, BBDC4, AMER3
O calendário de pagamento de dividendos nesta semana e o impacto do rombo da Americanas (AMER3) (Imagem: Pixabay/Olichel)

O calendário de pagamento de dividendos nesta semana e o impacto do rombo da Americanas (AMER3) na sociedade estão entre os destaques corporativos desta segunda-feira (30).

Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, seis companhias pagam juros sobre capital próprio (JCP) e dividendos a seus acionistas. Juntas, companhias vão distribuir cerca de R$ 130 milhões em proventos.

Dentre as companhias que pagam proventos ao longo da semana, estão: Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC3BBDC4) e Schulz (SHUL4).

Americanas (AMER3)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instaurou dois inquéritos administrativos relacionados ao caso da Americanas.

O primeiro apura o possível uso de informação privilegiada, enquanto o outro vai averiguar eventuais irregularidades envolvendo a descoberta de “inconsistências contábeis” no valor de R$ 20 bilhões.

Enquanto isso, a situação da varejista está sendo acompanhada de perto por alguns deputados, principalmente no sentido de garantir os direitos dos mais de 40 mil trabalhadores da empresa.

Luiz Carlos Motta (PL-SP), deputado e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, já participou de reunião com dirigentes sindicais e representantes da empresa e prevê uma intensa negociação nos próximos dias.

Ainda, segundo a Cerc (Central e Recebíveis), o rombo multibilionário da Americanas mostra que os mecanismos de controle de reguladores como Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estão defasados.

Para Fernando Fontes, presidente da instituição, há pelo menos seis anos questões envolvendo a antecipação por bancos a varejistas dos recursos para pagamento de fornecedores, o chamado “risco sacado”, são um assunto corrente no mercado.

A nova Petrobras (PETR4)

A Petrobras (PETR4) deverá perder o posto de maior pagadora de dividendos da bolsa, prevê a Genial Investimentos.

Segundo os cálculos da corretora, a BrasilAgro (AGRO3) ocupará esse posto.

A Genial relembra que a guerra na Ucrânia premiou investidores posicionados no setores de petróleogás biocombustíveissiderurgiametalurgia e mineração.

Apesar de prever um ano desafiador para o mercado em 2023, os analistas da corretora afirmam que o cenário favorece pagadoras de dividendos.

Enquanto isso, setores que se beneficiam de juros mais altos ou empresas exportadoras podem ser uma válvula de escape.

Multiplan (MULT3)

Multiplan (MULT3) traça os caminhos a percorrer em 2023 após fechar o ano passado com marcas históricas.

Em entrevista ao Money Times, o vice-presidente de finanças e relações com investidores da Multiplan, Armando D’Almeida, ressalta que a empresa superou os efeitos da pandemia em outubro de 2021.

“A recuperação para a gente veio muito rápida. Em 2022, a gente recuperou tudo, em todos os setores”, afirmou. Veja o que esperar da administradora de shoppings este ano.

*Com Flávya Pereira, Giovana Leal e Renan Dantas, com informações de agência Estado

Saiba mais! PERSPECTIVAS IBOVESPA 2023: COMO SERÁ O O ANO DAS EMPRESAS? IMPACTO DA ECONOMIA DO BRASIL NO ÍNDICE!

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.