Copa do Mundo

Do Maranhão à Copa do Mundo: Quem é Ary Borges, dona de ‘hat-trick’ e trunfo do Brasil na competição

24 jul 2023, 19:29 - atualizado em 24 jul 2023, 19:29
seleção brasileira feminina ary borges copa do mundo
Ary Borges marca três gols na estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023 e vira trunfo da seleção brasileira (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)

A Copa do Mundo Feminina 2023 começou para a Seleção Brasileira na manhã desta segunda-feira (24) e a estreia foi com o pé direito. As brasileiras venceram o Panamá por 4×0 e a craque do jogo foi Ary Borges, meio-campista responsável por três gols na partida.

Disputando a sua primeira Copa, Ary fez o tal ‘hat-trick‘, expressão usada no futebol para quando o mesmo atleta marca três gols na partida. Além disso, ela se tornou a primeira atleta a marcar três vezes em uma estreia do Brasil na Copa do Mundo.

Ninguém liga? Futebol feminino garante recordes de audiência na TV e na internet

Do Maranhão à Copa do Mundo

A camisa 17 da equipe comandada por Pia Sundhage é Ariadina Alves Borges, nascida em São Luís, no Maranhão. Aos 23 anos, a craque começou a carreira no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da prefeitura de São Paulo.

Depois disso, em 2017, Ary foi jogar no Sport, em Recife. Após duas temporadas no time pernambucano, a jovem foi jogar no São Paulo, onde foi campeã do Brasileiro A2. A grande campanha no tricolor paulista levou a meia para o rival Palmeiras, em 2020.

Copa do Mundo Feminina: O último samba de Marta, a maior de todos os tempos

No clube alviverde, Ary conquistou a Copa Paulista e foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, ambos em 2021. No ano seguinte, a atleta foi pé quente. Disputando sua primeira Copa Libertadores da América, marcou um gol na final e conquistou o principal título do continente.

O feito no Palmeiras levou a craque para ainda mais longe, aos Estados Unidos. No fim de 2022, a camisa 17 da seleção brasileira e trunfo da Seleção na Copa do Mundo foi contratada pelo clube norte-americano Racing Louisville.

Trajetória na Seleção Brasileira

Na Seleção, Ary começou nas categorias de base. A atleta jogou pela seleção sub-20 no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2018 e na Copa do Mundo Feminina Sub-20 no mesmo ano.

Sua primeira convocação para a categoria principal veio em setembro de 2020, quando Pia deu a primeira chance para a camisa 17.

Contudo, o primeiro jogo da jovem com a amarelinha foi um ano depois, em um duelo contra a Argentina, em Campina Grande, na Paraíba. Nessa partida, o Brasil ganhou por 3×1.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.