Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dólar amplia ganhos e supera R$ 5,43 em linha com exterior e ruídos domésticos

04/10/2021 - 9:13
Dólar
Às 11:38, o dólar avançava 1,07%, a 5,4271 reais na venda (Imagem: Pixabay/campbellstogether)

O dólar acelerou a alta e chegou a ser negociado acima dos 5,43 reais nesta segunda-feira, refletindo clima de cautela nos mercados globais, em meio a temores sobre inflação e crescimento econômico, enquanto incertezas fiscais domésticas continuavam em foco.

Depois de passar a primeira hora de negociações em leve alta, a divisa norte-americana começou a ampliar os ganhos por volta das 10h (de Brasília) e no fim da manhã tocou o pico do dia, de 5,4320 reais (+1,16%).

Às 11:38, o dólar avançava 1,07%, a 5,4271 reais na venda.

Segundo Alexandre Netto, chefe de câmbio da Acqua-Vero Investimentos, os mercados também estão repercutindo a notícia de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foram citados em investigações de riquezas acumuladas em paraísos fiscais.

Netto ressaltou que o quadro geral é de aversão a risco, em meio a preocupações fiscais internas e proximidade da redução de estímulos nos Estados Unidos.

No exterior, o índice do dólar contra uma cesta de moedas caía 0,2% nesta segunda-feira, mas continuava em patamares elevados depois de registrar alta por quatro semanas consecutivas, apoiado em parte pela alta nos rendimentos dos títulos do governo dos EUA. Enquanto isso, rand sul-africano, peso mexicano e peso chileno, pares emergentes do real, caíam de 0,3% a 0,8% contra a divisa norte-americana.

“As preocupações com atividade econômica e inflação global pesam sobre os negócios nesta manhã”, escreveram analistas do Bradesco, chamando atenção também para expectativas em torno da política monetária nos Estados Unidos, que divulgarão na sexta-feira um importante relatório de emprego.

“As condições do mercado de trabalho norte-americano são uma das principais variáveis condicionando o momento do início da retirada de estímulos monetários pelo Fed”, adicionou o Bradesco.

Enquanto isso, no cenário doméstico, participantes do mercado têm alertado para a falta de recursos dentro do teto de gastos para financiamento de possível prorrogação do auxílio emergencial, que já é discutida por lideranças da Câmara e governo, o que tem afetado o sentimento local nas últimas semanas.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar spot caiu 1,47%, a 5,3696 reais

(Atualizada às 12:03)

Última atualização por Rafael Borges - 04/10/2021 - 12:03

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web