Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dólar fica entre estabilidade e leve alta contra real com Covid-19 e Brasília no radar

05/07/2021 - 9:24
Dólar
Às 10:17, o dólar avançava 0,33%, a 5,0689 reais na venda, enquanto o dólar futuro de maior liquidez tinha ganho de 0,07%, a 5,0755 reais (Imagem: REUTERS/Gary Cameron)

O dólar oscilava entre estabilidade e leve alta contra o real nesta segunda-feira, em dia de mercados fechados nos Estados Unidos, enquanto a expectativa pela ata da última reunião do Federal Reserve e os ruídos políticos domésticos dominavam o radar dos investidores.

Às 10:17, o dólar avançava 0,33%, a 5,0689 reais na venda, enquanto o dólar futuro de maior liquidez tinha ganho de 0,07%, a 5,0755 reais.

Neste pregão, vários investidores chamavam a atenção para a liquidez reduzida, já que os mercados norte-americanos ficam fechados devido ao feriado do Dia da Independência, celebrado na véspera.

“Geralmente vemos um giro bem reduzido em dias de feriado lá fora, então hoje tende a ser um dia mais calmo no mercado brasileiro”, disse à Reuters Alexandre Netto, head de câmbio da Acqua-Vero Investimentos.

Em semana que vai contar com dados econômicos importantes do Brasil e dos EUA, os operadores também ficarão atentos à divulgação da ata do último encontro de política monetária do banco central norte-americano, disse Netto. Segundo ele, os investidores estão em busca de pistas sobre quando haverá uma retirada de estímulos por parte do Fed, que tem potencial para ditar a movimentação dos mercados financeiros globais.

Qualquer sinalização “hawkish”, ou dura com a inflação, pode atrair capital para os Estados Unidos e, consequentemente, impulsionar o dólar, dizem especialistas.

No Brasil, todos os olhares estavam voltados para Brasília após mais um fim de semana de manifestações por todo o Brasil que pediam impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Os protestos de sábado aconteceram um dia após a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar abertura de inquérito para investigar suposto crime de prevaricação de Bolsonaro no caso envolvendo as negociações para a compra da Covaxin, vacina indiana contra Covid-19.

Segundo Netto, embora vários analistas tenham repetido que as chances de Bolsonaro enfrentar um impeachment são baixas no momento, a abertura de inquérito levanta a possibilidade de que o atual presidente não possa se candidatar à Presidência nas eleições de 2022, caso venha a ser incriminado.

“Essa é uma prévia dos ruídos que podem vir com a corrida eleitoral”, opinou, ressaltando que, por ora, tudo indica que a disputa se dará entre dois candidatos vistos como populistas pelos investidores, Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com esses ruídos em mente, disse ele, a tendência do dólar é permanecer acima dos 5 reais, apesar do ciclo de alta de juros do Banco Central do Brasil.

Além disso, Ricardo França, analista da Ágora Investimentos, disse em um morning call que “os investidores estarão atentos ao avanço das discussões sobre a reforma tributária no Congresso” nesta semana, que terá feriado em São Paulo na sexta-feira.

A proposta da segunda fase da reforma tributária apresentada pelo governo no mês passado gerou uma reação inicial negativa dos mercados, principalmente devido à intenção de introduzir tributações sobre dividendos pagos aos investidores.

A moeda norte-americana spot fechou o último pregão em alta de 0,15%, a 5,0523 reais na venda, pico desde 18 de junho (5,0713 reais).

(Atualizada às 10h37)

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 05/07/2021 - 10:38

Cotações Crypto
Pela Web