Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Dólar se desvaloriza com cenário externo positivo e à espera de BCE

11/09/2019 - 10:59
Divisa norte-americana apresenta desvalorização nesta sessão (Imagem: Reuters/Mohamed Abd El Ghany)

O dólar voltava a cair frente ao real nesta quarta-feira, com investidores atentos ao desenrolar do noticiário sobre comércio entre China e EUA, na véspera da reunião de política monetária na zona do euro, que provavelmente resultará em mais estímulos monetários.

Perto de 10h30, o dólar à vista caía 0,53%, a 4,0740 reais na venda. Na B3, o dólar futuro cedia 0,17%, a 4,0795 reais.

O dólar cai cerca de 1,6% ante o real no acumulado de setembro, depois de em agosto ter disparado, na esteira de incertezas externas e de ruídos gerados por intervenções do Banco Central no mercado cambial.

“Crescentes riscos vindos da economia global (guerra comercial e Argentina) elevam nossas preocupações sobre o real”, disseram estrategistas do Citi em nota a clientes. Recentemente, o banco passou a ver dólar a 3,91 reais ao fim de 2019.

A volatilidade implícita nas opções de real <BRL3MO=> tem se estabilizado na casa de 12,8%, a alguma distância das máximas de 14,3% do fim de agosto, mas ainda longe das mínimas em torno de 10,4% de meados de julho.

Um dos fatores que mais têm afetado o real são as expectativas a respeito dos juros. O mercado projeta que a Selic cairá a 5% (ante os atuais 6%) até o fim do ano.

Com menos juros, cai o diferencial de taxa do Brasil em relação ao restante do mundo, o que desestimula alocação de capital para a renda fixa ou operações de carry trade (arbitragem com taxas de juros).

“Com a inflação rodando abaixo ou ao redor da meta, continuamos a ver o Copom cortando a Selic para 5,0% até o fim de 2019 e mantendo a taxa estável ao longo de 2020”, disseram estrategistas do Citi.

Nesta quarta-feira, o Banco Central vendeu todos os 580 milhões de dólares em moeda física ofertados e negociou ainda todos os 11.600 contratos de swap cambial reverso ofertados –nos quais assume posição comprada em dólar.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Dólar, Mercados, Real, Reuters

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 11/09/2019 - 10:59