Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dólar x Yuan: Para economista, caos no mercado da China mostra que moeda não é ameaça

20/04/2022 - 13:54
Yuan
(Imagem: REUTERS/Thomas White/Illustration)

Para Steven Blitz, economista-chefe dos Estados Unidos na consultoria TS Lombard, o caos no mercado chinês mostra que o yuan não é uma ameaça séria ao dólar.

Em entrevista ao Business Insider, Blitz afirmou que a moeda da China é inofensiva porque “alguns investidores deixaram de investir no país por conta das leis de Pequim” e também que “a China parece relutante em assumir a grande responsabilidade econômica de ter a moeda dominante do mundo”.

Para ele, “o grande déficit comercial dos EUA ajuda a manter a economia mundial crescendo, e a China não vai assumir essa responsabilidade”.

A afirmação acontece em tempos de conflito entre Rússia e Ucrânia. Com as sanções norte-americanas à Rússia, o mercado especulou que outros países poderiam enxergar a situação como uma forma de se distanciar do dólar — o que beneficiaria países que estão crescendo economicamente, como a China.

Mas, para Blitz, “a reação negativa à afirmação de controle da China sobre o principal centro financeiro de Hong Kong é uma evidência de que os investidores estão receosos de estarem intimamente ligados ao país”.

“Se todo mundo ama os chineses e querem o yuan, e ser mantido no sistema financeiro chinês, por que todos estão se mudando para Cingapura? Não apenas com os pés, mas com o dinheiro”, disse ele, se referindo à recente mudança de diversas companhias que saíram do território chinês.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Tamires Vitorio - 20/04/2022 - 13:54

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto