Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dono do Daily Mail processa Google por monopólio de espaços para publicidade online

20/04/2021 - 15:12
Daily Mail
O Google classificou as alegações do processo como “sem mérito” e “imprecisas” (Imagem: REUTERS/Toby Melville)

O Daily Mail, dono do jornal MailOnline, abriu processo judicial contra o Google (GOOGL) nesta terça-feira, alegando que o poder da gigante das buscas na venda de publicidade online faz com que os jornais vejam pouco da receita que seu conteúdo produz.

O processo federal contra o Google e sua empresa mãe, Alphabet, alega que o Google controla as ferramentas usadas para vender o inventário de anúncios, bem como o espaço nas páginas online dos jornais onde os anúncios podem ser colocados e a negociação que decide onde os anúncios serão expostos.

“A falta de competição pelo inventário dos editores deprime os preços e reduz a quantidade e a qualidade das notícias disponíveis para leitores, mas o Google sai na frente porque controla uma parcela crescente do espaço de anúncio que resta”, diz o processo.

A ação, movida pela empresa britânica no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Nova York, também diz que o Google “puniu” os portais que “não se submeteram às suas práticas”.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

O Google classificou as alegações do processo como “sem mérito” e “imprecisas”.

“O uso de nossas ferramentas de anúncios não influencia na classificação de um site no Google Search”, disse o Google em comunicado que afirma que os editores têm muitas opções para vender espaço publicitário. “O próprio Daily Mail autoriza dezenas de empresas de tecnologia de publicidade a vender e gerenciar seu espaço de publicidade, incluindo Amazon (AMZN), Verizon e muitas outras”, afirmou.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 20/04/2021 - 15:12

Pela Web