BusinessTimes

Duas ações para ganhar com reabertura da China e petróleo em alta em 2023

19 dez 2022, 13:47 - atualizado em 19 dez 2022, 13:47
China
Empresa júnior de óleo e gás Prio (PRIO3) seria a opção para surfar o petróleo. (Imagem: REUTERS/Aly Song)

Reabertura da economia chinesa e preços globais do petróleo em alta são alguns dos principais guias para buscar ganhos com ações brasileiras em 2023, disse o BTG Pactual.

Os temas seriam a opção a diante da perspectiva de expansão fiscal de R$ 200 bilhões por ano no Brasil – aprovada pelo Senado -, que deve, na avaliação do banco, pressionar a inflação e, consequentemente, os juros.

O cenário pode impedir que a economia cresça mais rápido e criar um início de 2023 “desafiador” para as ações brasileiras, afirmaram os analistas Carlos Sequeira e equipe.

Quais ações comprar

Para aproveitar a esperada reabertura da China, após um longo período de medidas altamente restritivas para evitar a propagação da Covid, o BTG aponta que a Vale (VALE3) é o melhor veículo.

“Esperamos que a reabertura da China forneça suporte aos preços do petróleo globalmente, o que pode ser ajudado pelas expectativas de que os EUA possam interromper a venda de suas reservas estratégicas de petróleo”, disse.

A empresa júnior de óleo e gás Prio (PRIO3) seria a opção para surfar o petróleo em alta, disseram os analistas, embora destaquem a Petrobras (PETR4) deveria ser a escolha natural do setor.

“A incerteza sobre como a empresa será gerida pelo novo governo faz com que evitemos o nome por enquanto, mesmo que ela seja negociada a avaliações extremamente atraentes – 2x 2023E EV/Ebitda”, afirmaram.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.