BusinessTimes

E-commerce: Americanas (AMER3) deve superar rivais no 1T22, apesar de ataque cibernético

27 abr 2022, 16:03 - atualizado em 27 abr 2022, 16:03
E-commerce
Considerando o segmento de e-commerce em geral, a corretora estima que os resultados devem continuar sendo pressionados pelo cenário macro desafiador (Imagem: YouTube/Americanas)

Ainda que o planejamento de e-commerce da Americanas (AMER3) tenha enfrentado alguns desafios pelo ataque cibernético no primeiro trimestre de 2022, a visão da XP continua positiva para os resultados da varejista.

Para os analistas Tiago Suedt e Gustavo Senday e a head de varejo Danniela Eiger, a companhia deve continuar “a ter uma performance superior à de seus pares (Magazine Luiza [MGLU3] e Via [VIIA3]) por conta de sua menor exposição a bens duráveis”.

Considerando o segmento de e-commerce em geral, a corretora estima que os resultados devem continuar sendo pressionados pelo cenário macro desafiador, mas veem melhora na dinâmica de margem, uma vez que as companhias aumentaram suas taxas de comissão a partir de 2022.

Varejo tradicional

De modo geral, os resultados para varejistas tradicionais devem ser mistos, com destaque sendo a alta renda novamente, segundo a XP.

De acordo com Suedt, Senday e Eiger, a demanda do segmento segue sólida, enquanto as companhias tem pricing power (poder de precificação) para proteger margens do aumento de custos.

O varejo alimentar já reportou uma sólida performance de vendas, na avaliação da corretora, com forte recuperação em relação ao quarto trimestre do ano passado. No setor, a perspectiva positiva vai para o Assaí (ASAI3).

Na avaliação dos analistas, a empresa de atacarejo e o Carrefour Brasil (CRFB3) devem apresentar margens robustas. A leve pressão deve vir por conta dos planos de expansão.

No caso do GPA (PCAR3), a XP acredita que o grupo deve enfrentar alguns problemas em virtude dos impactos negativos que o fechamento das lojas Extra causou. O Grupo Éxito deverá seguir sólido.

Também deve apresentar bons resultados o varejo farmacêutico.

Segundo a XP, a Panvel (PNVL3) deve ser o destaque positivo do trimestre, enquanto a D1000 (DMVF3) deve ser o negativo.

As farmácias podem se beneficiar de uma demanda mais forte no trimestre de medicamentos/OTCs e testes de Covid devido ao surto de Ômicron e Influenza (H3N2) no período. Porém, os analistas estimam que as margens devem vir pressionadas pelo impacto da inflação e pela abertura de lojas nas despesas operacionais.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.