Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Economia da Alemanha deve contrair 6,5% em 2020 por covid-19,dizem assessores econômicos

23/06/2020 - 10:51
Frankfurt Alemanha Europa
Ajustada para efeitos de calendário, a economia alemã deve encolher 6,9% este ano (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

A economia alemã vai contrair 6,5% este ano devido à pandemia de coronavírus, disse nesta terça-feira o conselho de assessores econômicos do governo do país, acrescentando que a queda será prolongada se o número de novas infecções aumentar.

As perspectivas sombrias vêm após o governador do Estado mais populoso da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestfália, colocar a região de Guetersloh de volta em lockdown até 30 de junho após um surto de coronavírus em uma fábrica de carne.

“A expectativa é de que a pandemia de coronavírus cause a maior queda na economia alemã desde a fundação da República Federal. Mas esperamos que a recuperação comece no verão (no Hemisfério Norte)”, disse o chefe do conselho, Lars Feld.

Ajustada para efeitos de calendário, a economia alemã deve encolher 6,9% este ano.

O conselho disse que espera uma recuperação lenta no segundo semestre do ano, com previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,9% no próximo ano.

“Isso significa que o PIB provavelmente não voltará ao seu nível pré-pandêmico até 2022, no mínimo”, disse o conselho em comunicado, acrescentando que as medidas de estímulo do governo devem apoiar a recuperação.

O governo deveria continuar com suas políticas fiscais amplas no próximo ano e evitar um debate sobre a consolidação das finanças públicas antes de 2022, disse Feld.

Feld disse estar confiante que outro bloqueio e uma segunda crise econômica pode ser evitada, já que autoridades e cidadãos aprenderam a se adaptar ao novo risco de infecção e estão se comportando com mais cautela.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 23/06/2020 - 10:51

Cotações Crypto
Pela Web