Economia

Educação financeira para crianças é muito importante para 84% dos consumidores, aponta Boa Vista

10 out 2019, 17:26 - atualizado em 10 out 2019, 17:26
Dinheiro Poupança
Cerca de 28% o fazem estimulando a criança a economizar a mesada. Por fim, 3% afirmam que a escola onde a criança estuda tem esse tipo de orientação (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)

Uma pesquisa realizada pela Boa Vista revelou que 84% dos consumidores acreditam ser muito importante que crianças e adolescentes tenham orientações relacionadas à educação financeira.

Outros 15% dos entrevistados consideram estas orientações importantes, e 1% nada importante. O levantamento foi feito entre os últimos meses de agosto e setembro, com cerca de 600 consumidores, em todo o país.

Meios de estimular o aprendizado financeiro

Questionados sobre qual método utilizam na orientação financeira dos filhos ou de crianças próximas, 69% dos entrevistados indicam que optam pela conversa em família (explicando o que é, como se ganha e para que serve o dinheiro).

Já outros 28% o fazem estimulando a criança a economizar a mesada. Por fim, 3% afirmam que a escola onde a criança estuda tem esse tipo de orientação.

Mesada

Chega a 30% o número dos consumidores que afirmam dar mesada aos filhos ou outras crianças, um aumento de 3 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2018. Dentre eles, 84% dão para os filhos e outros 16% para sobrinhos, afilhados, netos e outras crianças. O gráfico abaixo ilustra esses dados.

Ainda dentro dos 30% dos consumidores que dão mesada, 52% o fazem para estimular a educação financeira da criança.

Outros 31% dão a mesada para prover recursos para a alimentação da criança, ao passo que 16% dão o valor como forma de recompensa pelo comportamento. 1% dos consumidores afirmam que dão a mesada por outro motivo não especificado. O gráfico a seguir detalha os números.

Hábitos de poupar para os filhos

O número de consumidores que afirmam ter o hábito de poupar para os filhos cresceu 8 pontos percentuais em relação a 2018, passando de 51% no ano passado para 59% em 2019.

Entre os consumidores que poupam, 52% utilizam a poupança, 15% a previdência privada, 9% fundos, ações ou CDB (Certificado de Depósito Bancário), 5% os títulos de capitalização e 19% outros tipos de investimento.

Valor e finalidade da poupança

Dentre os 59% dos consumidores que poupam para os filhos, 39% afirmam poupar até R$ 50 por mês, enquanto 61% poupam a partir de R$ 51 todos os meses. Ainda dentre o total de entrevistados que poupam para as crianças, 61% afirmam fazer a poupança pensando nos estudos dos filhos.

Para outros 16%, a finalidade de poupar é a casa própria, enquanto para 7% é o tratamento médico. Por fim, 16% poupam com outras finalidades, como aposentadoria, emergências e independência financeira, por exemplo.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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