AgroTimes

Egito compra 825 mil toneladas de trigo da França, Rússia, Bulgária e Romênia

30 jun 2022, 9:23 - atualizado em 30 jun 2022, 9:23
trigo
Os embarques devem ocorrer entre agosto e outubro (Imagem: Reuters)

A agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, comprou 825 mil toneladas de trigo provenientes da França, Rússia, Bulgária e Romênia em licitação internacional encerrada nesta quarta-feira (29).

O preço mais baixo ofertado foi de US$ 420,90 a tonelada, incluindo o custo de envio e frete, para 60 mil toneladas de trigo da Romênia, enquanto as vendas mais caras foram confirmadas em US$ 439,80 a tonelada para grãos de origem francesa.

No total, 360 mil toneladas de trigo francês, 240 mil toneladas de trigo romeno, 175 mil toneladas de trigo russo e 50 mil toneladas de trigo búlgaro foram registradas pelo Gasc. Os embarques devem ocorrer entre agosto e outubro.

A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon afirmou que o volume de 825 mil toneladas é enorme, “um recorde pelo menos nos últimos anos”. Em comentário enviado a clientes, a SovEcon considerou o volume vendido pela França como uma surpresa. “Por que eles se apressam em vender nesta época da temporada antes de uma safra modesta?”, questionou em nota a consultoria.

Como o Egito é o maior importador de trigo do mundo, seus leilões são vistos como um guia para estabelecer preços de referência do grão. Depois que os combates começaram no Leste Europeu, o fornecimento de trigo para o país foi prejudicado, já que a região tradicionalmente fornece mais de 70% das importações do Egito.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga o Agro Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com os jornalistas e leitores do Agro Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no agronegócio. Siga agora a página do Agro Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.