Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eleições na Austrália: Partido conservador perde poder após 9 anos; Partido Trabalhista deve comandar país agora

21/05/2022 - 16:19
Scott Morrison
Eleições na Austrália: Premiê Scott Morrison reconhece derrota e país sofre guinada com o Partido Trabalhista assumindo poder após nove anos. (Imagem: Reuters/Pascal Rossignol)

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, reconheceu neste sábado (21) sua derrota nas eleições na Austrália, e o Partido Trabalhista, de oposição, está prestes a pôr fim a quase uma década de governo conservador, possivelmente com o apoio de independentes que fizeram campanha por políticas mais ecológicas.

Os resultados parciais mostravam que, ainda que os trabalhistas tenham obtido pequenos avanços, a coalizão liberal-nacional de Morrison foi castigada pelos eleitores na Austrália Ocidental e nos distritos urbanos abastados.

Os Verdes e um grupo dos chamados “independentes de cerceta” que fizeram campanha em favor da integridade, igualdade de gênero e combate às mudanças climáticas, obtiveram um bom resultado, aproveitando a ira dos eleitores pela inação diante do aquecimento global após algumas das piores inundações e incêndios na Austrália.

O novo parlamento parece que será muito menos cético em relação ao clima do que o governo de Morrison, muito favorável à mineração de carvão.

“Esta noite falei com o líder da oposição e primeiro-ministro de entrada, Anthony Albanese. E o parabenizei por sua vitória eleitoral nesta noite”, disse Morrison, acrescentando que estava deixando a liderança de seu partido.

Albanese, dirigindo-se a seus apoiadores, disse que queria unir o país.

“Acho que as pessoas querem se unir, buscar nosso interesse comum, buscar esse senso de propósito comum. Acho que as pessoas estão cansadas da divisão, o que elas querem é se unir como nação e eu pretendo liderar isso.”

Nos resultados obtidos até o momento, os trabalhistas ainda não haviam alcançado 76 das 151 cadeiras necessárias na Câmara para formar um governo isolado. Os resultados definitivos podem demorar devido à contagem de um número recorde de votos por correio.

Com 55% dos votos apurados, os trabalhistas tinham 72 cadeiras e a coalizão de Morrison, 52. Independentes e os Verdes tinham 11, segundo projeções da Australian Broadcasting Corp. Outras 16 cadeiras estavam em dúvida.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 21/05/2022 - 16:19

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto