BusinessTimes

Eletrobras (ELET3): O potencial para a ação em 2023, segundo a XP em início de cobertura

26 set 2022, 10:01 - atualizado em 26 set 2022, 10:01
sede-eletrobras-logo
XP fala em perspectiva de forte geração de caixa( Imagem: Agência Brasil)

A XP Investimentos iniciou a cobertura de Eletrobras (ELET3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 71, o que implica uma potencial alta de 55%. O cenário já considera o próximo ano.

A corretora, em relatório assinado por Maíra Maldonado e equipe, disse ver “enorme potencial de crescimento” derivado de iniciativas de redução de custos e existência de ineficiências fiscais “fáceis de resolver”.

A equipe de analistas citou ainda a perspectiva de forte geração de caixa, “inúmeras alternativas de investimento com retornos atrativos” e disse que o processo de privatização recente provoca mudanças substanciais que deverão impulsionar os retornos.

“Devido à natureza regulada do setor, é difícil encontrar uma empresa privada operando repetidamente abaixo dos níveis de eficiência por tantos anos e pronta para implementar todas as iniciativas necessárias para redução de custos”, afirmou.

Eletrobras é a melhor do setor, diz XP

Para a XP, a Eletrobras é preferida do setor, com uma taxa interna de retorno (TIR) real de 11,9%.

A corretora avaliou que a recente eleição de Wilson Ferreira para o cargo de CEO foi um “forte sinal de que as coisas vão acontecer rapidamente”. “Sua longa trajetória no setor e experiência recente na companhia apontam para isso”, disse.

Segundo a XP, o risco mais proeminente é de que a Eletrobras não consiga alocar a energia descontratada derivada da migração do regime de cotas para o regime de produto independente a preços favoráveis.

“Para lidar com esse risco, esperamos que a companhia desenvolva ou adquira uma comercializadora no curto prazo”, comentou.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.