Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eletrobras: Oferta de ações ou leilão? Modelo gera dúvidas no mercado

22/08/2017 - 0:36

Mercados

A nota oficial do Ministério de Minas e Energia (MME) a respeito da proposta de desestatização da Eletrobras gerou um burburinho no mercado a respeito do formato como tende a se dar essa operação. Chamou a atenção de analistas e investidores o fato de que o governo destacou que a “a redução da participação da União no capital da empresa” permitirá à companhia “implementar os requisitos de governança corporativa exigidos no Novo Mercado” e disse que a Eletrobras precisa “buscar recursos no mercado de capitais”.

As colocações geraram especulações sobre a possibilidade de a privatização incluir uma oferta de ações, embora fonte próxima ao governo tenha sinalizado com a realização de um leilão de privatização, nos moldes de outras privatizações já realizadas. A companhia atualmente está listada no Nível 1 da B3, e possui ações ON e PNA e PNB negociadas em Bolsa.

Além da própria União, com 51% das ON e 40,99% do capital total, dentre outros acionistas relevantes da estatal estão o BNDESPar, com 13,04% das ON 11,86% do capital total, BNDES com 6,86% do capital total, Fundo Nacional de Desenvolvimento (FDN), com 3,37% do total. JP Morgan Chase Bank (3,13%), Banco Clássico (5,08%), 3Gradar (1,01%) e Fundo de Investimento Dinâmica Energia (4,99%) também aparecem como acionistas, com base na posição do último dia 12.

Conforme indicou o MME, embora a proposta seja deixar o controle, a intenção é manter alguma participação da União na Eletrobras, o que deve ser feito nos moldes de uma “golden share”, com “poder de veto na administração da companhia, garantindo que decisões estratégicas no setor sejam preservadas”. O ministério fez menção ao fato de que anteriormente a União também reduziu sua participação na Embraer, onde também possui ação de classe especial.

(Por Luciana Collet)

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por - 05/11/2017 - 13:57

Cotações Crypto
Pela Web