Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eletrobras recua mais de 7%; Aneel se posiciona contra emendas à MP

07/05/2018 - 13:51

Investing.com – As ações da Eletrobras (ELET3) operam com forte queda de 7,51% a R$ 21,49, no início da tarde desta segunda-feira. O mercado segue cauteloso em relação a privatização da estatal do setor elétrico. Nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adotou posição contrária às emendas parlamentares incluídas na Medida Provisória 814/2017.

Apesar de serem sugestões que evitam um maior rombo nas contas da companhia, a posição da Aneel pode atrapalhar a tramitação da MP e do Projeto de Lei.

A MP que trata da venda das distribuidoras da Eletrobras deverá ser votada na comissão especial mista na terça-feira. A visão da Aneel é que as emendas apresentadas, se aprovadas, terão efeito direto na conta do consumidor. O texto original da medida já recebeu 158 emendas.

Na visão a agência, o melhor seria a aprovação do texto original, com pequenos ajustes, defendendo que as emendas sejam tocadas por meio de projeto de lei. Uma das mudanças controversas está a de aumento de tarifa da usina nuclear de Angra 3, para que o projeto paralisado desde 2015 possa ser concluído. Para a Aneel, o impacto na conta de luz seria de aproximadamente R$ 820 milhões ao ano.

Outro ponto são os efeitos de uma proposta de criação de uma faixa de gratuidade de 80 quilowatts-hora (kWh) para famílias beneficiadas com a tarifa social.

Por Investing.com

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 07/05/2018 - 13:51

Cotações Crypto
Pela Web