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Embraer (EMBR3): O que esperar do ‘grande anúncio’ desta semana, segundo BTG Pactual

09 set 2025, 15:30 - atualizado em 09 set 2025, 15:30
Embraer
A Embraer realizará um anúncio na quarta-feira (10) (Imagem: Wikimedia)

A Embraer (EMBR3) aguçou a curiosidade do mercado ao informar que fará um grande anúncio nesta semana, descrito como um marco para seus negócios nos Estados Unidos. O BTG Pactual mapeou possibilidades do que pode vir por aí.

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O anúncio acontece na quarta-feira (10) em Washington, coincidindo com um grande encontro de líderes do setor aeroespacial. O movimento da fabricante de aeronaves ocorre após Donald Trump aumentar as tarifas para a companhia para 10%, afetando-a negativamente.

O BTG pondera que o anúncio pode ter relação com o tema, uma vez que os executivos da companhia defenderam a busca por taxa zero durante teleconferência de resultados do segundo trimestre do ano.

Já em evento recente, uma executiva da companhia afirmou que a empresa avaliava um possível investimento de US$ 500 milhões nos Estados Unidos caso o KC-390, avião de transporte militar, fosse selecionado pela força aérea do país.

“Lembramos que as aeronaves civis foram isentas do aumento de 40% na tarifa adicional no último anúncio de tarifas, no primeiro dia de agosto. No entanto, em sua teleconferência do segundo trimestre, a gestão da Embraer disse que continuaria a lutar por uma tarifa zero, algo que a indústria da aviação exige há muito tempo. Como teremos um encontro em Washington, podemos ver anúncios nessa direção”, pondera o BTG.

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No âmbito da aviação comercial, o BTG coloca que a definição de tarifas e a redução nos volumes de aeronaves paradas devem levar a um aumento da atividade comercial no setor, com novas encomendas.

“Sabemos que a Embraer tem um produto vencedor neste mercado, o E1, mas não esperávamos novos anúncios em uma região como os EUA em um prazo tão curto, dadas as encomendas já significativas que a empresa anunciou lá nos últimos meses (lembre-se das encomendas da SkyWest aqui)”, dizem os analistas

Dessa maneira, avaliam que novas encomendas baseadas nos Estados Unidos seriam uma surpresa bem-vinda.

Na visão do banco, outras possibilidades de anúncios poderiam incluir novos contratos de fornecimento com produtores sediados nos EUA, já que este é um dos pilares da demanda da fabricante por tarifas mais baixas.

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“Não descartamos anúncios mais institucionais, como a entrega de um número significativo de aeronaves para o país (o que, claro, seria percebido como um evento menor pelos investidores)”.

Caminhos para o ‘grande anúncio’ da Embraer

Do lado da aviação executiva, a adição de capacidade é uma opção crível pelo BTG, uma vez que a Embraer já está trabalhando na expansão da capacidade em sua fábrica na Flórida. O anúncio de um investimento adicional poderia apoiar a política “America First” de Trump.

“A única preocupação é que, presumivelmente, o anúncio da Embraer deve ser feito em Washington. Se eles fossem anunciar uma nova linha de produção na Flórida, o mais provável é que o fizessem diretamente na Flórida”, observam os analistas.

O BTG pontua ainda que a Embraer alcançou recentemente a marca de dois mil jatos executivos entregues. Considerando que a empresa já realizou uma cerimônia em seu Centro Global de Clientes de jatos executivos em Melbourne, Flórida, o banco não descarta outros eventos comemorativos como este.

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Pensando nos eVTOLs (aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical), o BTG pondera sobre uma linha de produção local. Dada a recente injeção de capital na EVE e o aumento na carteira de pedidos durante a Paris Air Show, a empresa pode considerar a instalação de uma linha de produção local nos EUA, na visão dos analistas.

“No entanto, acreditamos que esta opção se torna menos atraente, uma vez que uma fábrica local poderia potencialmente impactar o processo de certificação do veículo, que já está progredindo de forma constante no Brasil”.

O banco considera ainda o anúncio de novos contratos de fornecimento, ainda que esse tipo de anúncio não seja muito comum na indústria da aviação. Normalmente, eles ocorrem quando um fabricante de aeronaves (OEM) está se preparando para lançar um novo produto e decide revelar os principais fornecedores envolvidos, ajudando a estabelecer credibilidade para o novo produto.

No entanto, tendo em vista o esforço para aumentar o fornecimento com base nos EUA e fortalecer a reivindicação da empresa por tarifas mais baixas, esta, para o banco, também pode ser uma opção.

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*Com informações da Reuters

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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